metropoles.com

No Dia D de vacinação, Ibaneis diz não esperar nova onda de infecções

O chefe do Executivo distrital participa de campanha no DF e aposta no “costume de se vacinar da população brasileira”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Moreno/Especial Metrópoles
Ibaneis Dia D de vacinação no DF
1 de 1 Ibaneis Dia D de vacinação no DF - Foto: Gustavo Moreno/Especial Metrópoles

No Dia D de vacinação contra a Covid-19, promovido pelo Governo do Distrito Federal (GDF) em parceria com o Ministério da Saúde, o governador Ibaneis Rocha (MDB) disse não esperar uma nova onda de infecções pela doença no DF. Para isso, o chefe do Executivo distrital aposta no “costume de se vacinar da população brasileira”.

Questionado a respeito de aumentos de casos e óbitos registrados nos Estados Unidos, onde especialistas indicam uma quinta onda da doença, ele atribuiu os números à baixa vacinação por lá. “Nós estamos monitorando novas ondas e elas têm acontecido exatamente em países onde a vacinação tem uma baixa muito grande. Nos temos que prestar atenção. Somente a vacina salva, somente a vacina nos dá condições”, disse.

17 imagens
A Unidade Básica de Saúde (UBS) 2 de Planaltina (Entrequadras 1/10 Área Especial S/N – Vila Buritis), a UBS 5 de Planaltina (Quadra 12 D Conjunto A Área Especial – Arapoanga) e a UBS 1 de Sobradinho II (AR 13 Conjunto 07 Lote 01) estarão abertas até as 17h
Pontos ficam em Sobradinho e Planaltina
DF interrompe aplicação da primeira dose de vacina contra Covid

Ainda assim, o secretário de Saúde do Distrito Federal, Manoel Pafiadache, declarou ao Metrópoles que já há projetos de contenção na pasta. “Sempre a gente tem que trabalhar olhando para a frente, seja com vacinação, seja com leitos”, disse o gestor.

Ele comentou  também que espera atingir entre 90% e 95% da população vacinada até o fim do ano. “Com isso, algumas medidas de relaxamento poderão ser tomadas com base na qualificação em termos de cobertura vacinal”, disse o titular da Saúde.

Ainda conforme Pafiadache, os projetos para o Carnaval 2021, já em debate na Câmara Legislativa (CLDF), dependerão do sucesso das medidas de busca ativa por não-vacinados. “Se alguém tomar a decisão de tomar [a vacina], a gente não pode fazer nada. Resta apenas sensibilizar para que todos se vacinem. Carnaval, ano novo, tudo depende dessas ações da resposta da população”, pontuou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?