No Dia D da vacinação contra Covid, 11 mil doses são aplicadas no DF
Cerca de 200 mil pessoas acima de 18 anos ainda não começaram o ciclo vacinal, mas apenas 2 mil receberam a dose 1
atualizado
Compartilhar notícia
No dia em que o Distrito Federal realizou o Dia D da vacinação contra a Covid-19, 11 mil pessoas foram protegidas contra a doença. Neste sábado (20/11), 2.004 pessoas tomaram a primeira dose e 7.042 a segunda. Além disso, 2.734 receberam a dose de reforço.
O Governo do Distrito Federal (GDF) montou 14 pontos espalhados por feiras e rodoviárias e outros 14 em postos de saúde. A ideia principal era aplicar a D1 em cerca de 200 mil moradores da capital acima de 18 anos.
Apesar do número aquém do esperado, a presença dos imunizantes na rua facilitou a aplicação da dose no braço de Jeferson Santos, 25 anos. O prazo para aplicação da segunda dose venceu no último dia 8, mas a insistência do amigo Gustavo fez a diferença.
“Eu estava com medo da injeção, não era nem de reação. Mas graças a Deus correu tudo tranquilo. Eu vim porque meu amigo ficou me perturbando, e é bom para proteger do pior, né?”, celebrou Gustavo.
A conveniência pesou para Luana Souza, 40 anos. O sábado seria apenas um dia na Feira dos importados, mas a estrutura montada na entrada do comércio a atraiu. “Eu vim fazer as compras para o Natal, estava passando e aproveitei para tomar a segunda dose. A gente ainda mantém as medidas de segurança, mas agora fica muito mais tranquila”, destacou.
Larissa Rodrigues, 20 anos, trabalha em uma loja da feira. Antes de entrar no serviço, porém, resolver completar o ciclo vacinal comum. “Como já era para ter tomado a segunda dose, desde o início do mês, aproveitei que está ao lado do meu trabalho. Melhor assim” comentou ela, que garantiu não ter medo de possíveis reações, mesmo em horário de serviço.