metropoles.com

No DF, Outubro Rosa não terá mutirões de atendimento da Saúde em 2020

Devido à pandemia, reforço na prevenção do câncer de mama será adiado para 2021, mas campanha informativa e consultas estão mantidas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
outubro rosa
1 de 1 outubro rosa - Foto: iStock

O mês de prevenção e enfrentamento do câncer de mama, o Outubro Rosa, não terá mutirões de atendimento preventivo e de reconstrução mamária no Distrito Federal, como acontece todos os anos. Segundo a Secretaria de Saúde, a medida é necessária para evitar a disseminação do novo coronavírus. A divulgação de informações contra a doença, contudo, está mantida, assim como o agendamento de consultas na rede pública.

A campanha chama a população feminina, principalmente mulheres de 50 a 69 anos, para fazer seus exames anuais, como a mamografia. Além disso, o Outubro Rosa deste ano tem a expectativa de alertar a população para a importância da solicitação do exame citopatológico, para detecção de alterações nas células do colo do útero, com o objetivo de ampliar a cobertura.

Programação

De 1º a 17 de outubro, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges/DF) em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer e Secretaria da Mulher (SMDF) farão ações com o objetivo de alertar sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama.

As mulheres poderão marcar consultas e exames de mamografia, que serão disponibilizados pela Rede Feminina de Combate ao Câncer, Hospital de Base e Regional de Santa Maria (HRSM), além da unidade móvel, o Ônibus da Mulher, da Secretaria da Mulher. Também será possível agendar atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

A marcação das consultas e exames para o Hospital de Base e HRSM estará disponível por meio do telefone 3550-8900, ramal 9016. As vagas são limitadas.

Haverá orientações sobre a prevenção ao câncer de mama com entrega de panfletos e adesivos, além da inauguração do Salão Rosa Solidário, da Rede Feminina de Combate ao Câncer, localizado no Jardim do Hospital de Base. Ao longo do mês, acontecerão webinários com a participação de profissionais que alertarão sobre a doença.

Estima-se como público da campanha mulheres de 50 a 69 anos, atendendo o que preconiza o Ministério da Saúde quanto à mamografia de rastreamento – exame de rotina em mulheres sem sinais e sintomas de câncer de mama, que é recomendada nessa faixa etária. (Com informações da Secretaria de Saúde do DF)

2 imagens
Outubro rosa trata-se de um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama
1 de 2

Câncer de mama é o tipo que mais mata entre mulheres

Foto: SCIENCE PHOTO LIBRARY/Getty Images
2 de 2

Outubro rosa trata-se de um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama

Stela Woo/ Metrópoles

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?