No DF, ocupação de UTIs Covid-19 sobe para 96% na tarde desta segunda
No total, 298 pessoas aguardam por um leito na capital, 233 delas com suspeita ou confirmação da doença
atualizado
Compartilhar notícia
A taxa de ocupação de leitos públicos exclusivos para pacientes com Covid-19 no Distrito Federal subiu para 96% na tarde desta segunda-feira (15/3). Os dados são do InfoSaúde, do Governo do Distrito Federal, com dados atualizados às 16h10.
No total, há 13 leitos vagos, mas apenas quatro são para adultos, dois são para recém-nascidos e sete, para crianças.
Se considerados apenas os leitos para adultos com o novo coronavírus, a ocupação aumenta para 98%.
Fila de espera
Já a fila de espera por um leito na rede pública de saúde tinha 233 pacientes com suspeita ou confirmação de infecção pela Covid-19, até as 17h15. A fila de UTIs, no geral, é de 298 pessoas. Esse último dado foi atualizado às 17h45.
Embora às vezes o InfoSaúde mostre leitos livres no painel de consulta do público, ocorre de já haver paciente que estava na fila de espera direcionado para essas vagas.
Além disso, há situações em que os leitos estão bloqueados, por motivos de manutenção, falta de algum equipamento ou de recursos humanos.
Veja os dados da última atualização:
Ampliação de leitos
No dia 10 de fevereiro, o DF contava com 145 leitos públicos de UTI para pacientes com Covid-19. Nesta segunda, são 371, um aumento de 226 leitos em pouco mais de um mês.
Nesse domingo, o governador Ibaneis Rocha (MDB) divulgou que a taxa de transmissão do coronavírus está em queda no DF. O índice chegou a 1,38 nos últimos dias, mas marcou 1,01 no domingo.
O governo acredita que a diminuição do indicador tem relação direta com as medidas restritivas adotadas pelo DF desde fevereiro e o toque de recolher.