No DF, média móvel de mortes por Covid-19 cai para 13, a menor desde 14/6
Desde o início da pandemia de coronavírus, o DF já notificou 200.412 contaminações e 3.439 óbitos
atualizado
Compartilhar notícia
A média móvel de mortes diárias por Covid-19 no Distrito Federal marcou 13 óbitos nesta segunda-feira (12/10), a menor desde 14 de junho. Na comparação com a média móvel apurada há 15 dias, o índice se manteve estável.
Por conta do tempo de incubação do novo coronavírus, adotou-se a recomendação dos especialistas no sentido de comparar a média móvel do dia com a de duas semanas atrás. As oscilações no número de mortes ou de casos de até 15% para mais ou para menos caracterizam invariabilidade.
Os cálculos são feitos pelo (M)Dados, núcleo de jornalismo de dados do Metrópoles, e se baseiam nas informações diárias repassadas pelo Ministério da Saúde. Essas informações também alimentam o painel interativo com notícias sobre a pandemia desde o primeiro caso registrado no país.
Desde o início da pandemia de coronavírus, o DF já notificou 200.412 contaminações e 3.439 óbitos em decorrência da doença. Nas últimas 24 horas, foram 15 mortes e 377 novas infecções.
Média móvel
Acompanhar o avanço da pandemia da Covid-19 com base em dados absolutos de morte ou de casos está longe do ideal. Isso porque eles podem ter variações diárias muito grandes – e principalmente atrasos nos registros. Nos finais de semana, por exemplo, é comum perceber redução significativa dos números.
Para reduzir esse efeito e produzir uma visão mais fiel do cenário real, a média móvel é amplamente utilizada ao redor do mundo.
A taxa, então, representa a soma das mortes divulgadas em uma semana dividida por sete. O nome “móvel” é porque varia conforme o total dos óbitos dos sete dias anteriores.