No DF, católicos celebram Domingo de Ramos com missa móvel
Novo modelo foi adotado para que fiéis possam rezar, de dentro das casas, durante o último domingo antes da Páscoa
atualizado
Compartilhar notícia
Católicos moradores de Brasília encontraram um jeito diferente de rezar no Domingo de Ramos, realizado neste domingo (05/04), o último antes da Páscoa. Com um carro de som, um padre rodou as superquadras do Plano Piloto celebrando a data com orações e louvores. Pediu ainda aos que fiéis ficassem em casa para evitar a proliferação do novo coronavírus.
Do alto de um carro, o religioso orou Ave Maria e abençoou os moradores da Asa Norte. “Você que é católico ou não, nós estamos aqui em nome da Igreja Católica para lembrar você neste Domingo de Ramos que o nosso Deus está próximo, está presente. Deus não nos abandonou. O silêncio de Deus é também uma forma de amar, de nos aproximar dele”, apregoou.
“E nós queremos convidar vocês a manterem o espírito de oração. Queremos que vocês continuem alimentando a fé, a esperança e o amor”, disse outro pároco que também estava no trio elétrico, antes de entoar a oração Pai Nosso.
No Distrito Federal, um decreto do governador Ibaneis Rocha (MDB) impede que templos e igrejas abram para reunir fiéis – a medida tem por objetivo conter a proliferação da Covid-19, doença que tem alardeado o mundo.
Veja os vídeos:
Streaming
Em São Paulo (SP), o templo da Igreja Messiânica Mundial do Brasil amanheceu completamente vazio neste domingo (05/04), atendendo recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Conhecido por reunir milhares de fiéis todos os meses para o culto mensal de agradecimento, o santuário vetou a presença física de seguidores e realizou, ao vivo, o culto mensal de agradecimento exclusivamente por streaming, por meio da Izunomê TV.
De cima de um púlpito montado no principal templo da religião de origem oriental, o presidente da igreja, reverendo Marcos Resende, discursou com o imponente espaço completamente vazio. Ele enfatizou a necessidade do isolamento social.
“A gente não consegue aceitar tão fácil. Mas na verdade, nós já estávamos isolados nos nossos celulares, nos nossos computadores. Com esta situação, parece que Deus está nos mostrando a importância que damos à nossa individualidade, mas que temos de pensar na coletividade”, frisou.
Domingo de Ramos
Em meio à pandemia do coronavírus, o papa Francisco presidiu a celebração eucarística neste Domingo de Ramos (05/04). Na ocasião, o líder religioso pediu aos fiéis que “sirvam ao próximo” para acabar com o “drama” da epidemia.
“O drama que estamos atravessando impele-nos a levar a sério o que é sério, a não nos perdermos em coisas de pouco valor; a redescobrir que a vida não serve, se não se serve”, assinalou o papa.