metropoles.com

No DF, apenas 16,3% da frota de carros têm licenciamento de 2018

Segundo o Detran, a cobrança do documento obrigatório começa no dia 1º de setembro. Última parcela do IPVA vence na próxima semana

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Carros nas ruas 2
1 de 1 Carros nas ruas 2 - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Na próxima semana, vence a quarta e última parcela do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). De acordo com dados do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), 284.137 automóveis foram licenciados em 2018. Isso representa apenas 16,3% da frota registrada na capital do país, de 1.736.739 veículos.

A partir de 1° de setembro, o uso do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) de 2018 será obrigatório nas vias do DF. Para a emissão do CRLV, é necessária a quitação dos débitos relativos ao IPVA (Secretaria de Fazenda), taxa de licenciamento anual (Detran) e DPVAT (Seguradora Líder – Governo Federal). Além disso, o proprietário deve efetuar o pagamento ou o parcelamento dos valores relativos a multas de trânsito vencidas.

Mais de 35 mil condutores foram autuados em 2017
No ano passado, foram registradas 35.360 infrações relativas à condução de veículo não licenciado, uma média de 96 multas por dia. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, a transgressão é gravíssima e resulta em sete pontos na CNH, recolhimento do veículo e multa de R$ 293,47.

Em 2017, o GDF instituiu uma nova estratégia de cobrança do imposto. Os contribuintes que não quitaram o IPVA durante o ano passaram a receber telefonemas, mensagens e e-mails.

Os primeiros a serem abordados por meio da nova metodologia de cobrança foram os condutores que pagaram alguma cota do total, mas não quitaram o boleto. O entendimento é de que essas pessoas estão mais propensas a saldar as dívidas.

Reprodução

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?