No DF, adolescente de 16 anos sonha ser adotado e quer cursar direito
Luiz Felipe integra o Em Busca de um Lar, programa de adoção fora do perfil clássico da Vara da Infância e da Juventude do DF
atualizado
Compartilhar notícia
Luiz Felipe, de 16 anos, tem dois grandes sonhos: ter uma família e cursar a faculdade de direito. Para ele, a família ideal seria aquela que lhe desse carinho, cuidasse e o corrigisse quando necessário. Também seria bom se a família o apoiasse em seus sonhos, como o de se formar na faculdade e ser juiz ou delegado e, assim, ajudar outras pessoas.
Ele é um dos adolescentes que esperam uma família que os acolha no Distrito Federal e, também, um dos integrantes da nova fase do Em Busca de um Lar, programa de sensibilização para adoção fora do perfil clássico desenvolvido pela Vara da Infância e da Juventude (VIJ-DF).
Janeisa Souza, assistente social da instituição de acolhimento onde Luiz está, conta que a primeira característica que as pessoas costumam observar no garoto é a timidez, mas garante que ele tem muito mais que o jeito reservado.
“É extremamente gentil, educado, disposto a criar vínculos. Um menino muito inteligente”, descreve Janeisa. Além de ir à escola, o menino estagia no contraturno escolar.
Conheça melhor o garoto no vídeo:
O adolescente gosta da experiência de poder ajudar as pessoas com o que elas precisam e de se desenvolver profissionalmente. “Uma palavra que o descreveria seria resiliência, se refazendo sem deixar de ser ele mesmo. Acho incrível a forma como ele avançou em autoconhecimento”, completa a assistente social.
Como qualquer garoto da sua idade, Luiz divide o tempo livre com coisas que gosta, como soltar pipa, jogar futebol, ler quadrinhos e livros. Ele ainda adora assistir a filmes e séries – especialmente de ação, aventura e comédia. Luiz Felipe também ama passear, sobretudo ao ar livre. Um dos seus passeios favoritos é ir ao Parque da Cidade.
Em Busca de um Lar
A iniciativa visa aumentar a chance daqueles que não costumam ser a escolha óbvia dos pretendentes à adoção – adolescentes e crianças mais velhas, que pertencem a grupos maiores de irmãos, sejam pessoas com deficiência ou tenham graves problemas de saúde.
Para alcançar seu propósito, o Em Busca de um Lar usa a ferramenta da busca ativa, isto é, a procura proativa por famílias em condições legais de adotar. Para chegar até essas famílias, o programa dá voz a meninas e meninos que não se enquadram no perfil clássico de adoção, por meio de fotos e vídeos produzidos pela Seção de Comunicação Institucional da VIJ-DF.
Todo o material de divulgação conta com a prévia preparação emocional e concordância dos participantes e de seus guardiões institucionais, além de expressa autorização judicial.
As imagens são divulgadas no site do TJDFT e nas redes sociais (Facebook: @embuscadeumlardf, Instagram e YouTube do Tribunal e grupos de WhatsApp), bem como pelos veículos de imprensa que espontaneamente apoiam a ação.
Os interessados em adotar um adolescente inserido no programa podem entrar em contato com a VIJ-DF e enviar mensagem pelo WhatsApp para o número (61) 99272-7849 ou para o e-mail embuscadeumlar.vij@tjdft.jus.br.
Para saber mais, visite a página do programa em Infância e Juventude, no site do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT).
Com informações do TJDFT.
Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.