metropoles.com

No DF, 82 pessoas tomaram doses de vacinas diferentes contra Covid

Dado foi divulgado pela Secretaria de Saúde. Não existem ensaios ou estudos que comprovem a eficácia da imunização nestes casos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Moreno / Especial para o Metrópoles
Vacina
1 de 1 Vacina - Foto: Gustavo Moreno / Especial para o Metrópoles

Levantamento da Secretaria de Saúde do DF mostrou que 82 pessoas tomaram doses trocadas da vacina contra a Covid-19. Elas foram imunizadas pela primeira vez com a Coronavac receberam, posteriormente, a AstraZeneca, ou vice-versa. O boletim é referente ao período de 19 de janeiro, quando começou a vacinação, a 29 de maio.

Em dois casos, o intervalo entre as doses foi inferior a 14 dias, sendo então a segunda dose considerada inválida. Os demais receberam as duas vacinas com um intervalo maior do que 14 dias. Nesta situação, segundo a pasta, os indivíduos não poderão ser considerados como devidamente imunizados.

“No entanto, neste momento, não se recomenda a administração de doses adicionais de vacinas Covid-19”, destaca a secretaria. Não existem ensaios ou estudos que comprovem a eficácia da vacina nesse cenário.

A Coronavac, do Instituto Butantan, exige intervalo de até 28 dias para a aplicação da segunda dose da mesma vacina. Já a de Oxford/AstraZeneca, desenvolvida em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz, prevê a aplicação da segunda dose em até 90 dias.

Em nota, o Ministério da Saúde informou que “cabe aos estados e municípios o acompanhamento e monitoramento de possíveis eventos adversos a essas pessoas por, no mínimo, 30 dias.”

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) afirma que não existe uma comprovação da completa imunização quando acontece a mistura de imunizantes. Em documento, a Anvisa alerta que “não há dados que sustentem que a troca de fabricantes de vacinas entre a primeira e a segunda dose produza resposta imune SARS-Cov-2”.

Eventos adversos

Os casos de vacinação com doses diferentes de imunizantes estão incluídos nos casos de eventos adversos associados à vacinação. Até o momento, o sistema da Secretaria de Saúde do DF registra 2.529 casos de EAPV associados temporalmente às vacinas contra Covid-19, sendo 1.301 foram associados exclusivamente à vacina Coronavac, 1.127 exclusivamente à vacina Oxford/AstraZeneca e 17 exclusivamente à Pfizer.

Do total,  766 fichas foram analisadas e encerradas. Após avaliação de causalidade, 174 casos foram classificados como causados por outros fatores que não as vacinas, e 592 casos foram associados aos imunobiológicos.

Com relação aos EAPV exclusivos à vacina Coronavac, 291 casos foram classificados como não-graves, 49 erros de imunização (5 com evento não grave associado) e 11 graves. Entre os sintomas apresentados após a vacina, no geral, 159 pessoas relataram cefaleia, 69 mialgia, 50 diarreia e 17 reação de hipersensibilidade cutânea.

Dos eventos relacionados à AstraZeneca, 119 foram classificados como não-graves, 19 erros de imunização (2 com evento não grave associado), e 6 graves. Os sintomas mais relatados foram: cefaleia (53), mialgia (47), febre (44) e reação no local de aplicação (20).

Já com relação à Pfizer, 11 foram classificados como não-graves e 2 erros de imunização (1 com evento não grave associado). Os sintomas mais observados foram: cefaleia (4), febre (2) e reação no local de aplicação (2).

Cinquenta e oito óbitos foram notificados por estarem temporalmente associados às vacinas. Após investigação, foi concluído que foram coincidentes com a imunização, mas não causados por ela. Outras quatro mortes estão sob investigação.

Eventos adversos associados à vacinação no DF

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?