metropoles.com

No DF, 54% dos migrantes são do Nordeste, alvo de xenofobia em eleição

Nordeste se tornou crucial para segundo turno, após vantagem de Lula e xenofobia. Bolsonaro direciona propaganda e visita Ceilândia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Eleitores acompanham a apuração dos votos das eleições 2022 no Bar Adega dos Amigos, em Ceilândia eleição 2022 7
1 de 1 Eleitores acompanham a apuração dos votos das eleições 2022 no Bar Adega dos Amigos, em Ceilândia eleição 2022 7 - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Um dos focos da eleição presidencial neste segundo turno será o Nordeste — região em que todos os estados colocaram Lula (PT) à frente de Jair Bolsonaro (PL) — , mas o Distrito Federal pode ter influência na reta final da corrida ao Planalto. Decisivos na escolha do próximo mandatário, nordestinos foram alvo de xenofobia com a divulgação dos resultados do pleito de 2 de outubro, e agora recebem atenção especial nas campanhas publicitárias.

O DF entra no debate porque mais da metade dos migrantes que moram hoje na capital são nordestinos. Não à toa, Bolsonaro escolheu Ceilândia como um dos locais para visitar nesta segunda-feira (10/10). A cidade é a “Capital da Cultura Nordestina do Distrito Federal”, título dado por lei em 2019. O presidente conversou com eleitores e gravou peças de campanha voltadas para a população mais vulnerável.

Dados do Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (Iped-DF), de 2021, apontam que 54,1% dos moradores do DF vieram de estados do Nordeste. Ao todo, são 480.472 nordestinos na capital, sendo baianos, maranhenses, piauienses e cearenses a maioria.

Nascidos nesses estados enfrentaram ataques após Lula receber mais votos do que Bolsonaro na região. Perfis de bolsonaristas publicaram ofensas preconceituosas aos eleitores petistas, como um post do comentarista político Rodrigo Constantino: “A parte do país que mais recebe assistencialismo decide sobre a parte do país que mais produz para o PIB”.

Preconceito

Vice-presidente da OAB Mulher de Uberlândia, a advogada Flávia Aparecida Rodrigues Moraes foi exonerada após publicar vídeo no qual afirma que “não vai mais alimentar quem vive de migalhas”, em referência à população do Nordeste do país.

Bolsonaro, que chegou a citar dados de analfabetismo de nordestinos após os resultados do primeiro turno, vem veiculando campanha publicitária específica para esse público. “O Nordeste é uma região fantástica, de um povo amigo, alegre e acolhedor”, assinalou o presidente.

Lula, somente no Twitter, fez sete publicações com o termo “Nordeste” desde 2 de outubro. Em um deles, rebateu as associações xenofóbicas da região com a falta de educação. “Ceará tem 87 das 100 melhores escolas públicas do país. Cocal dos Alves, no Piauí, é conhecida como capital da matemática. Campina Grande é uma das cidades com mais doutores no Brasil. O Nordeste é a região que mais evolui na educação, mas Bolsonaro não sabe disso”, escreveu.

Em todo o Distrito Federal, Jair Bolsonaro conquistou 51,65% dos votos no primeiro turno, contra 36,85% recebidos pelo petista. Ambos os candidatos já declararam que querem aumentar o apoio recebido por nordestinos. Enquanto Lula falou em subir a vantagem com esse público, Bolsonaro citou que teve mais votos no Nordeste no primeiro turno de 2022 do que em 2018, e que tem certeza de que eles “dobrarão” em 30 de outubro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?