No DF, 29 mil marcam vacina em 1º dia de agenda a grupo de comorbidade
Marcação de imunização contra Covid ocorreu das 12h às 15h, quando sistema saiu do ar. São 60 mil doses destinadas a este público
atualizado
Compartilhar notícia
No primeiro dia de agendamento para a vacinação contra a Covid-19 a pessoas com comorbidades entre 55 e 59 anos, 29 mil vagas foram preenchidas, segundo a Secretaria de Saúde (SES). Ao todo, são 60 mil doses disponíveis para este público. As marcações ocorreram em um período de três horas, entre 12h e 15h, sendo interrompidas quando o sistema saiu do ar.
Em nota, a SES informa que “a área técnica trabalha para que até o fim do dia [as vagas disponíveis] sejam novamente inseridas no sistema com a possibilidade de agendamento até o dia 11 de maio”.
A pasta informou que o sistema está sendo otimizado de forma periódica, a partir da análise permanente da área técnica. Por isso, em alguns períodos o site pode ficar fora do ar, enquanto os técnicos da secretaria trabalham para o aperfeiçoamento do processo.
Desde que o Governo do Distrito Federal (GDF) iniciou o cadastramento para vacinação do grupo com comorbidades, na última sexta-feira (30/4), 115 mil pessoas se registraram no sistema.
De acordo com a Secretaria de Saúde, a imunização ocorrerá nas seguintes datas:
- 7 e 8 de maio: pessoas com 59 anos com comorbidades;
- 10 e 11 de maio: pessoas com 58 anos com comorbidades;
- 12 e 13 de maio: pessoas com 57 anos com comorbidades;
- 14 e 15 de maio: pessoas com 56 anos com comorbidades;
- 16 e 17 de maio: pessoas com 55 anos com comorbidades.
Confira a lista de comorbidades:
Nesta quarta, prosseguiu o agendamento para as 10 mil vagas a pessoas com síndrome de Down (18 a 59 anos), imunossuprimidos (18 a 59 anos), gestantes e puérperas com comorbidades (18 a 59 anos), pessoas com deficiência inscritas no BPC (18 a 59 anos) e em terapia renal substitutiva (18 a 59 anos). Essas vagas foram abertas na última segunda-feira (3/5).
Profissionais de saúde com registro nos conselhos de classe também podem se cadastrar para receber a vacina. Nesta etapa, trabalhadores das categorias de serviço social, biomedicina, biologia, medicina, enfermagem e também agentes funerários, técnicos de laboratório, técnicos de radiologia, internos de medicina e enfermagem e profissionais da Secretaria DF Legal podem fazer o agendamento. Das 10 mil vagas abertas para vacinação contra a Covid-19, até o início da noite dessa terça-feira (4/5), haviam sido preenchidas 3.268 vagas.