metropoles.com

No DF, 23.488 pessoas estão aptas a tomar 2ª dose da vacina de Covid

A Secretaria de Saúde alerta que a imunização só ocorre se todo o processo for concluído com as duas doses determinadas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Nathália Cardim/Metrópoles
Vacinação no Parque da Cidade
1 de 1 Vacinação no Parque da Cidade - Foto: Nathália Cardim/Metrópoles

Com medo de atingir altas taxas de abandono vacinal, o Governo do Distrito Federal pede que as pessoas já imunizadas com a primeira dose da vacina contra a Covid-19 não esqueçam de tomar a segunda dose no prazo indicado. Nesta terça-feira (13/4), dados do Vacinômetro indicam que 23.488 estão aptas a completar o ciclo da Coronavac.

Até o momento, 329.639 pessoas tomaram a primeira dose das vacinas. No entanto, somente 104.303 retornaram para a D2. Isso significa que 3,42% da população apta.

A Secretaria de Saúde apura qual é a taxa de abandono vacinal entre as pessoas que tomaram a primeira dose do imunizante contra a Covid-19 e não retornaram para tomar a D2 na data estipulada. Em entrevista coletiva, realizada nesta segunda-feira (12/4), o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, admitiu o problema a partir de dados e observações preliminares. “Existe abandono vacinal no DF”, disse o chefe da pasta.

Segundo ele, essa situação acontece com frequência em todos os casos em que se tem duas doses na vacinação. “As pessoas acabam perdendo o prazo da próxima dose e isso prejudica o processo de imunização. Estamos levantando esse quantitativo de abandono no DF”, ressaltou Okumoto.

Veja o número de pessoas que pode tomar a segunda dose por Estado e no DF: 

Vacinômetro

Os dados precisos sobre o abandono da segunda dose serão divulgados ainda neste mês, no caso dos que reeberam a CoronaVac – produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. Com ela, o prazo entre a primeira dose e a segunda dose deve se dar entre 14 a 28 dias.

No caso da vacina Covishield – desenvolvida pela universidade inglesa de Oxford, com a farmacêutica sueco-britânica AstraZeneca, o prazo é de 90 dias.

A vacinação contra a Covid-19, no Distrito Federal, começou em 19 de janeiro. Até o momento, a capital recebeu onze remessas de vacinas, sendo 501.560 doses da CoronaVac – produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac -, e 130.750 doses da Covishield/AstraZeneca – desenvolvida pela universidade inglesa de Oxford, com a farmacêutica sueco-britânica AstraZeneca, e também produzida no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz. Ao todo foram recebidas 632.310 doses de imunizantes.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?