metropoles.com

No DF, 2 em cada 10 internados em hospitais públicos moram no Entorno

Dados são da Secretaria de Saúde do DF e correspondem ao primeiros cinco meses do ano. Total de pacientes da rede passa de 93 mil

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Davidyson Damasceno/Agência IGESDF
Leitos de UTI para Covid-19
1 de 1 Leitos de UTI para Covid-19 - Foto: Davidyson Damasceno/Agência IGESDF

Nos cinco primeiros meses de 2022, a rede pública de saúde do Distrito Federal realizou a internação de 93.846 pacientes. Desses, cerca de 18,9 mil moram em municípios do Entorno – ou seja, 2 em cada 10 pacientes atendidos na rede. Os dados são do InfoSaúde, portal de transparência da Secretaria de Saúde do DF.

O município que mais tem moradores sendo atendidos na rede pública de Brasília é Luziânia, com 3.940 pessoas internadas em hospitais da capital federal. Em seguida, aparecem Águas Lindas de Goiás, Valparaíso e Novo Gama.

A unidade que mais atende pacientes do Entorno é o Hospital Regional do Gama (HRG). Até maio, 4,9 mil moradores de Goiás receberam encaminhamento para o HRG. O Hospital de Santa Maria é a segunda instituição de saúde mais usada pelo público vizinho ao DF — durante o período analisado, a unidade internou 3,5 mil pessoas.

Minas Gerais

Moradores de Minas Gerais também são atendidos no DF. Nos primeiros cinco meses de 2022, 705 pacientes recebidos na capital eram mineiros. O município que mais tem moradores internados em Brasília é Unaí, com 222 pessoas. Para esses pacientes, a unidade mais próxima é o Hospital da Região Leste, localizado no Paranoá.

Lotação

O Hospital de Base é a unidade do DF com a maior quantidade de pessoas internadas. Segundo o InfoSaúde, há 10 mil pacientes no local. O segundo hospital com mais pacientes é o Hospital Regional de Taguatinga (HRT).

Do total de internados, entre brasilienses e moradores de outras unidades da federação, 84,6 mil foram admitidas nos hospitais em caráter de urgência. Pouco mais de 8 mil pessoas estão internadas devido ao pós-cirúrgico de procedimentos eletivos.

Procurada, a Secretaria de Saúde informou que faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS) e, por isso, tem por objetivo garantir ao cidadão – independentemente do seu local de residência – o acesso integral, universal e gratuito à saúde.

“Diante disso, a pasta trabalha na integração de ações de saúde entre o DF e outros estados, principalmente entre os que compõem a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride) para dar continuidade ao atendimento do paciente que vem encaminhado de outra região e que não pode ter seu tratamento interrompido”, diz a nota.

A pasta também informou que a rede de saúde do DF é referência para o país. “Por fim, a pasta esclarece que tem buscado e trabalhado constantemente na melhoria do cuidado centrado no paciente”.

Atrito entre governadores

Ano passado, o governador Ibaneis Rocha (MDB) se envolveu em um atrito com o governador goiano Ronaldo Caiado (União Brasil). Em fevereiro, o emedebista fez um apelo para que Caiado assuma o tratamento de pacientes do estado de Goiás. A informação foi revelada pela coluna Grande Angular, do Metrópoles.

“O Governo de Goiás está negligenciando seus pacientes. Sem leitos e hospitais, transfere a obrigação de cuidar de sua população a nós, do DF. Não me furto a essa missão, mas está chegando a um ponto em que a gente precisa chamar a atenção do governador”, afirmou o chefe do Executivo distrital à coluna, à época.

Este ano, Ibaneis afirmou que superou as “desavenças” com o governador vizinho, mas descartou aliança para as eleições de 2022.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?