No DF, 15 escolas públicas ficarão fechadas por causa das queimadas
Outras unidades têm autonomia para solicitar a suspensão total ou parcial das atividades educacionais, caso seja necesspario
atualizado
Compartilhar notícia
A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) divulgou, na noite desta segunda-feira (16/9), quais escolas públicas irão suspender as aulas nesta terça-feira (17/9) por estarem sujeitas aos efeitos da fumaça e da fuligem provocados pelas queimadas que assolam a capital do país.
Veja a lista das escolas que não abrirão nesta terça:
EP 303/304 norte
EC 708 Norte
CEI 316 Norte Beija Flor
CEF 01 do Cruzeiro
JI 312 Norte
EC 115 Norte
Granja do torto
Cean
CEM Paulo Freire
EC RCG
EC 04 do Cruzeiro
CEF Varjão
CEDLAN
EC 06 do Cruzeiro
JI 02 do Cruzeiro
Ainda conforme a secretaria, outras unidades têm autonomia para solicitar a suspensão total ou parcial das atividades educacionais, caso entendam ser necessário. “Caso a gestão da escola identifique riscos à saúde da comunidade escolar, está autorizada a suspender temporariamente as atividades, garantindo, posteriormente, a apresentação de um calendário de reposição das aulas”, destacou, em nota.
UnB
Na Universidade de Brasília (UnB), o Decanato de Gestão de Pessoas suspendeu o expediente presencial em toda a instituição de ensino superior, “considerando as condições climáticas adversas e a baixa qualidade do ar, decorrentes das queimadas no Parque Nacional de Brasília, que afetam a saúde e segurança da comunidade acadêmica e administrativa, bem como o funcionamento regular das atividades”.
O ato da decana Maria do Socorro Mendes Gomes destacou, porém, que as atividades poderão ocorrer remotamente e que aos dirigentes da UnB caberá adotar as providências necessárias à garantia da preservação e do funcionamento dos serviços essenciais.
Os gestores também deverão orientar a comunidade acadêmica e administrativa a procurar abrigo em locais seguros, distantes das áreas afetadas pelas queimadas, e a seguir as recomendações de saúde e segurança emitidas pelas autoridades competentes.
No caso dos dirigentes que optarem por manter as atividades de forma ininterrupta, será necessário estabelecer plantões e escalas de serviços, de forma a evitar prejuízos a essas unidades e às comunidades atendidas.
Por meio de publicações nas mídias sociais, as páginas da Biblioteca Central (BCE) e do Centro Olímpico (CO) da UnB divulgaram que os dois espaços estarão fechados para o público e os funcionários, em decorrência da fumaça que se concentrou na região do campus Darcy Ribeiro.