metropoles.com

No DF, 11.205 recebem carta da Receita para retificar IRPF 2019

O próprio contribuinte pode fazer as correções no site do Fisco. Saiba como fazer as alterações

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
maos
1 de 1 maos - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Uma má notícia para 11.205 moradores do Distrito Federal: eles receberão uma carta da Receita Federal avisando que a declaração de Imposto de Renda de 2019 tem “indícios de inconsistências”. A parcela da capital do país faz parte de um total de 330 mil contribuintes brasileiros que estão entre os destinatários do documento.

O texto foi enviado pelo órgão no início da segunda quinzena de outubro. O objetivo da Receita é fazer com que os cidadãos acompanhem o processo das Declarações de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF) e providenciem a correção — caso realmente haja erro nas informações enviadas ao Fisco.

A boa notícia é que essas cartas só são enviadas aos contribuintes que podem se autorregularizar. Ou seja, a pessoa não está sendo intimada nem notificada pela Receita Federal. E consegue, ela mesma, corrigir o possível erro que exista na declaração. Para isso, é só entrar no site do órgão, no serviço “Extrato da DIRPF”, utilizando código de acesso ou certificado digital — ou clique aqui.

Veja exemplo da carta:

Receita Federal/Reprodução

Pendência

Atenção: se a declaração estiver retida na malha fiscal, a mensagem de “pendência” vai aparecer. Com ela, são fornecidas orientações de como regularizar a situação junto ao Fisco. Portanto, não é necessário comparecer imediatamente à Receita.

Como regra, as divergências podem ser resolvidas com a retificação da declaração. Por outro lado, se o contribuinte não aproveitar a chance para se autorregularizar, então, poderá ser intimado formalmente para explicações.

Depois que receber a intimação, não será mais possível corrigir a declaração. E qualquer exigência de imposto pelo Fisco será acrescida de multa de, no mínimo, 75% do imposto que não foi pago pelo contribuinte, ou que foi pago em valor menor do que o devido. (Com informações da assessoria de comunicação da Receita Federal)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?