metropoles.com

No combate à Covid-19, GDF nomeia novos médicos para atuar em UTIs

Ao todo, 15 profissionais intensivistas foram convocados para auxiliar na luta contra o novo coronavírus no Distrito Federal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcos Vergueiro/Secom-MT
1 de 1 - Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT

A Secretaria de Saúde (SES) nomeou 15 médicos intensivistas para ampliar o atendimento nas unidades de terapia intensiva (UTIs) no Distrito Federal.

Os profissionais têm até 30 dias para se apresentarem, com a documentação necessária e, assim, tomar posse para reforçar o atendimento na linha de frente da rede pública na batalha contra o novo coronavírus.

Trata-se da primeira nomeação de servidores concursados em 2021. No último final de semana, foram ativados 66 leitos com esse perfil no DF.

3 imagens
Eles têm até 30 dias para se apresentarem
UTI para Covid-19 em Senador Canedo (GO)
1 de 3

Leitos da UTI neonatal do HMIB

Rafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 3

Eles têm até 30 dias para se apresentarem

Rafaela Felicciano/Metrópoles
3 de 3

UTI para Covid-19 em Senador Canedo (GO)

Vinícius Schmidt/Metrópoles

A demanda por UTIs aumentou nos últimos dias, bem como a taxa de transmissibilidade da doença, que chegou ao nível mais alto já registrado: 1,08. A SES continua trabalhando na mobilização de leitos de UTI e prevê, nos próximos dias, ampliar em mais 155 os leitos de terapia intensiva.

“As nomeações são importantes neste momento, em que a gente tem um número muito grande de pacientes vindo procurar a nossa rede de saúde, para que eles possam, então, ser atendidos”, ressalta o secretário de Saúde, Osnei Okumoto.

Ele destaca que essa é a orientação do governador Ibaneis Rocha, no sentido de ampliar e melhorar, cada vez mais, o atendimento à população.

Nomeações anteriores

Em 2019, a SES nomeou 376 servidores efetivos. Em 2020, foram 1.422, sendo 1.022 médicos, 233 enfermeiros, 97 especialistas em saúde e 70 técnicos em saúde.

Também foram contratados profissionais temporários para reforçar o atendimento a pacientes com covid-19. Ao todo, 4.213 foram convocados, sendo 1.168 médicos, 1.130 técnicos em saúde, 1.096 agentes de Vigilância Ambiental e comunitários em saúde, 585 enfermeiros e 234 especialistas em saúde.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?