metropoles.com

No aniversário de Brasília, Ibaneis reinaugura Museu do Catetinho

Museu passou por pinturas externa e interna do Palácio de Tábuas, Anexo e Sede Administrativa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Renato Alves/ Agência Brasília
Ibaneis reinaugura o Catetinho
1 de 1 Ibaneis reinaugura o Catetinho - Foto: Renato Alves/ Agência Brasília

Na comemoração do aniversário de 62 anos de Brasília, celebrado nesta quinta-feira (21/4), o governador Ibaneis Rocha (MDB) reabriu o Museu do Catetinho. Na ocasião, o chefe do Executivo local destacou que a criação da capital representa o sonho de todos os brasileiros. “A ideia da criação de Brasília é a superação. A superação dos desafios. A superação da Covid”, afirmou o governador. “Para nós é um dia de muita alegria. Brasília nasce novamente nesse aniversário de 62 anos”, assinalou.

Na avaliação de Ibaneis, os brasilienses começam a superar a pandemia, mas enfrentam novos desafios, a exemplo do avanço da pobreza na capital. “Eu venho trabalhando muito nesse sentido, de focar na área social. Nós temos que ter a retomada do emprego, o que já vem acontecendo na nossa cidade. Nós temos que ter as obras sendo entregues, para que a gente melhore a infraestrutura da cidade”, comentou.

3 imagens
Na ocasião, governador recebeu a Medalha de Mérito Cultural Seu Teodoro
Governador Ibaneis
1 de 3

Governador Ibaneis Rocha reinaugura Museu do Catetinho

Renato Alves/ Agência Brasília
2 de 3

Na ocasião, governador recebeu a Medalha de Mérito Cultural Seu Teodoro

Renato Alves/ Agência Brasília
3 de 3

Governador Ibaneis

Francisco Dutra/ Metrópoles

Segundo o chefe do Palácio do Buriti, Brasília agora precisa pensar o futuro. “Nós temos que ter um olhar para o futuro. Brasília ainda precisa de muita coisa. Muita coisa se transformou ao longo desses 62 anos. E nós temos que entender esse movimento de renovação, de superação. Para que a gente possa alcançar e superar todos esses obstáculos que ainda existem no desenvolvimento da nossa cidade”, argumentou.

“Então é um momento de se olhar para trás para ver tudo que já foi feito e ter um olhar para o futuro, para as melhorias que são necessárias”, ponderou.

O governador reabriu o Museu do Catetinho para visitas da população. Durante o evento Ibaneis recebeu a Medalha de Mérito Cultural Seu Teodoro. A honraria também foi concedida para o vice-governador do DF, Paco Britto (Avante), e para o secretário de Cultura, Bartolomeu Rodrigues, assim como outras personalidades com papel determinante para a preservação e desenvolvimento da cultura do DF.

“O Catetinho é espaço símbolo de toda a jornada de criação de Brasília. É uma preciosidade para o mundo”, destaca o secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues.

Localizado na região administrativa do Park Way, com acesso novo e sinalizado via Brasília Country Club, o Museu do Catetinho passou por pinturas externa e interna do Palácio de Tábuas, Anexo e Sede Administrativa. Essa ação se deu depois da limpeza de forros e da troca das peças de ipê comprometidas. Orifícios na estrutura receberam tela e espuma para evitar entrada de insetos e outros animais.

O piso de cimento do pilotis foi recomposto. Banheiros históricos receberam limpeza dos revestimentos. Cera acumulada nos pisos foi removida. Vigas e pilastras ganharam verniz novo.

O Catetinho está plantado numa espécie de santuário ecológico, na Área de Proteção Ambiental das Bacias do Gama e Cabeça de Veado e na Área de Proteção de Mananciais Catetinho. A beleza que cerca o local e inspirou Tom Jobim e Vinícius de Morais a compor Água de beber (1960) – quando deram com um olho d’água local durante estada a convite de JK para que compusessem Sinfonia da Alvorada (mesmo ano) – também guarda ameaças ao patrimônio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1959.

Cupins, brocas e outros insetos xilófagos (que se alimentam de madeira) encontram no Palácio de Tábuas um convidativo repasto. Esse ambiente obrigou a Gerência de Conservação e Restauro a recorrer a tintas com alta resistência às ações climáticas e que contêm fórmula fungicida moderna e de efeito prolongado, além de resinas que repelem água e evitam o empenamento da madeira.

Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?