No aniversário de 96 anos, idoso recebe carteirinha da OAB de presente
O documento do registro profissional de advogado foi entregue a Francisco de Jesus Penha na residência dele, nesta quinta-feira (4/3)
atualizado
Compartilhar notícia
No dia em que completou 96 anos de idade, Francisco de Jesus Penha recebeu a carteirinha de advogado. O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Distrito Federal (OAB-DF), Délio Lins e Silva Júnior, disse que Penha é o advogado mais idoso para quem ele já entregou registro profissional.
Nesta quinta-feira (4/3), Penha recebeu um broche e um certificado de honra ao mérito que diz: “A grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las, disse o filósofo Aristóteles. Assim, com essas sábias palavras legadas por esse grande gênio, homenageamos a sua garra e a sua determinação, qualidades imprescindíveis ao exercício da advocacia, profissão que prima pela dignidade, independência e ética”.
Penha tornou-se bacharel em direito em 1970, mas não exerceu a profissão, pois se dedicou a outros trabalhos. Neste ano, a OAB-DF recebeu uma carta da afilhada dele, a advogada Maria Eduarda Matos. No documento, ela contou a história de vida do padrinho e a admiração que tem pela trajetória dele.
Maria disse que o pedido de inscrição foi devidamente feito na OAB-DF e solicitou para que a carteirinha fosse entregue como presente a Penha, no dia de seu aniversário de 96 anos. Segundo a afilhada, ele já está vacinado contra a Covid-19.
“Quando pensamos em alguém com quase um século, certamente temos a imagem de um avô em declínio de conexões neurais, sem novos sonhos para dormir ou novas empreitadas para assumir. Acontece que, com o meu pa(i)drinho, é diferente: a idade do corpo é inversamente proporcional ao status da mente, o cérebro do Dr. Penha funciona como um obstinado intelectual apto a ensinar sobre finanças, direito e ecletismos em geral”, relatou a advogada.
Em sua residência, Penha contou detalhes de sua vida. Ele chegou a Brasília logo após a construção, no fim da década de 1960, trabalhou no governo federal, Banco do Brasil e formou-se em direito na Universidade de Brasília (UnB).
Na conversa, Penha brincou que já tem muitos clientes na área de direito. O novo advogado recebeu a carteirinha provisória e o documento definitivo deve ser emitido em aproximadamente um mês.
O presidente da Comissão de Seleção da OAB-DF, Thiago Guimarães Pereira, e o presidente da Comissão de Compliance da OAB-DF, Inácio Alencastro, também participaram da homenagem.