No 7 de Setembro, Brasília registra 11% de umidade relativa do ar
Seca na capital federal continua. Na última terça-feira, o DF teve o dia mais seco de sua história, com mínima de 7% de umidade
atualizado
Compartilhar notícia
Os índices de umidade relativa do ar seguem baixos na capital federal. Neste feriado de 7 de Setembro, a mínima chegou a 11%.
Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A mínima de 11% de umidade foi registrada na região do Gama, por volta das 17h deste sábado (7/9). Em Planaltina (DF), o número foi de 12% no mesmo horário.
Em Brazlândia e na área central de Brasília, a mínima chegou a 15%, e no Paranoá, 16%.
Dia mais seco da história
A estação meteorológica Ponte Alta, no Gama, chegou a registrar umidade mínima do ar de 7% na tarde da última terça-feira (3/9), fazendo da data o dia mais seco da história no Distrito Federal.
Nessa segunda-feira (2/9), o DF chegou a 9% de umidade relativa do ar. Antes disso, a última vez que a taxa chegou a 9% no DF foi em 3 de setembro de 2022, enquanto o recorde histórico é de 4 de setembro de 2019, quando o indicador caiu a 8%. Os dois registros foram verificados no Gama.
Chuva? Só em outubro
De acordo com a meteorologista Daniele Ferreira, existe um pequeno sinal de chuva após o dia 15 de setembro, mas o indicativo é muito baixo. Sendo assim, há pouquíssimas chances de que chova no DF neste período.
A profissional relata que a seca começa a ter fim na segunda metade de outubro. Em novembro, a previsão é de que o período de chuvas passe a se estabilizar, com umidade e índices pluviométricos maiores.