Nesta semana, 13 mil pessoas marcaram hora para tomar vacina no DF
A Secretaria de Saúde (SES) centralizou a imunização, que agora deve ser agendada no site vacina.saude.df.gov.br
atualizado
Compartilhar notícia
Até as 16h desta sexta-feira (26/2), 13.426 pessoas agendaram a aplicação do imunizante contra a Covid-19 no Distrito Federal. Nessa quinta-feira (25/2), a Secretaria de Saúde (SES) centralizou a vacinação, que agora deve ser agendada no site vacina.saude.df.gov.br.
Apesar disso, os pontos de vacinação por drive-thru contam com doses extras para quem não conseguir marcar hora, e as salas de vacina convencionais atenderão as pessoas mesmo sem agendamento.
Embora exista essa possibilidade, a Secretaria de Saúde orienta que a população dê preferência ao agendamento pela internet para evitar filas e aglomerações nas unidades de vacinação.
O grande fluxo de internautas na plataforma de marcação da vacina deixou o site instável na tarde dessa quinta e na manhã desta sexta-feira.
“Tivemos algumas dificuldades, instabilidade em alguns momentos no site de agendamento, mas podemos dizer que os profissionais de saúde da rede pública conseguiram realizar um bom trabalho em mais essa batalha para a imunização da população do DF”, afirmou o secretário de Saúde, Osnei Okumoto.
Também nesta sexta, foram imunizadas 10,8 mil pessoas, com a primeira dose, nos 42 pontos de vacinação. Deste total, 4,3 mil agendaram a aplicação da primeira dose e 1.226 da segunda. O restante foi imunizado mesmo sem agendamento.
Ao todo, desde o início da campanha contra o coronavírus, 130.547 pessoas receberam a primeira dose do imunizante. E 43.226 receberam a segunda.
Filas
Apesar de o objetivo da marcação da vacina ser evitar filas, não foi isso que aconteceu no primeiro dia de vacinação após a ampliação do agendamento para as duas doses do imunizante.
O Metrópoles acompanhou o início da vacinação na UBS 2 de Samambaia, na QS 611. As doses começaram a ser aplicadas às 9h. No local, houve fila de idosos.
Tanto pessoas que tomam a primeira dose quanto os que agendaram a segunda dose ficaram na mesma fila. Eles seguiram um cordão de barbante improvisado pela própria unidade para organizá-los até o recebimento do imunizante.
Veja imagens da vacinação em Samambaia: