metropoles.com

Nenhum candidato do DF com patente militar no nome se elegeu deputado

Coronel da PMDF, Alberto Fraga ocupará uma das 8 cadeiras da bancada do DF, mas, nas urnas, não usou a patente de oficial à frente do nome

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arte/Metrópoles
patentes-em-baixa
1 de 1 patentes-em-baixa - Foto: Arte/Metrópoles

Eleitores do Distrito Federal rejeitaram grande parte dos candidatos que usaram patentes militares no nome. Somados, todos os que concorreram a um cargo na Câmara dos Deputados com alcunha de sargento, major, tenente, capitão e coronel tiveram 13.404 votos, quantidade menor do que os 20 mil recebidos pelo político eleito para a Casa com o menor número de votos.

Ao todo, foram nove candidatos na disputa a deputado federal com patentes no nome, a maior parte deles sargentos e coronéis. A média foi de 1.489 votos recebidos. Nenhum foi eleito. Para efeito de comparação, 10 que usaram o nome de “professor”, por exemplo, somaram mais de 121 mil votos, com média de pouco mais de 12 mil votos.

Um deles, o professor Reginaldo Veras (PV), foi eleito entre as oito vagas destinadas à bancada brasiliense. Exceção na rejeição, o tenente-coronel da reserva da Polícia Militar do DF (PMDF) Alberto Fraga (PL) também se elegeu, apesar de não usar a patente no nome da urna. Ele recebeu 28.825 votos da população da capital.

Cenário na CLDF

Na Câmara Legislativa, o cenário se repetiu. Foram 19 militares que tentaram a eleição usando uma patente no nome, sendo a maioria, 10 deles, sargentos. Mas nenhum se elegeu. O maior percentual de votos entre todos eles foi de 0,85%, de um subtenente.

Entre aqueles que foram eleitos com a indicação da ocupação no nome, há o pastor Daniel de Castro, e Doutora Jane (delegada) e Professor Auditor João Cardoso. Veja aqui todos os eleitos para a Câmara Legislativa.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?