Professora Natanry Osório é nomeada cidadã honorária de Brasília
Natanry é professora de ensino básico e supletivo e também é co-fundadora da ASP e decana do Conselho da Instituição
atualizado
Compartilhar notícia
A Câmara Legislativa realizou uma sessão solene em homenagem aos 60 anos da organização não governamental Ação Social do Planalto (ASP) nesta sexta-feira (8/12). Na cerimônia, que teve início às 19h, também foi entregue o título de Cidadã Honorária de Brasília à professora Natanry Osório.
“Gratidão principalmente às nossas crianças. Temos força, energia e vigor. A gente não trabalha pensando na gente. A gente trabalha pensando no outro, naquilo que podemos fazer e crescer”, disse Natanry, após receber a honraria.
A Ação Social do Planalto, ao longo de seis décadas, é conhecida por desempenhar um papel no desenvolvimento e na transformação positiva da comunidade.
O título de Cidadã Honorária de Brasília foi concedido à professora devido aos serviços voluntários prestados à Ação Social do Planalto. Além de educadora, Natanry é co-fundadora da ASP e decana do Conselho da Instituição.
História de Natanry
Natanry Osório, natural de Goiânia, chegou a Brasília em 1959, e desempenhou um papel fundamental na construção da capital federal. Casada com o advogado pioneiro da nova Capital, Antonio Carlos Osório, a professora dedicou-se à alfabetização, lecionando em Taguatinga, onde foi responsável por alfabetizar a primeira turma de candangos da cidade-satélite. Além disso, contribuiu significativamente para o ensino supletivo, atuando sob a indicação do Ministério da Educação.
Paralelamente à sua carreira no magistério, Natanry Osório envolveu-se em diversas ações assistenciais e comunitárias. Como voluntária, destacou-se na Comissão de Erradicação das Invasões, na Ação Social do Planalto e no Banco da Providência, onde criou os Centros Comunitários. Fundadora da Associação dos Moradores e Amigos Lindeiros do Canjerana, no Lago Sul, a professora também exerceu a função de administradora dessa região.