metropoles.com

Não é golpe: BRB decide enviar boleto do IPVA para brasilienses

Secretaria de Economia anunciou que não enviaria a guia para as residências. Para facilitar a vida dos contribuintes, banco assumiu custos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
1 de 1 Rafaela Felicciano/Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Os contribuintes do Distrito Federal foram surpreendidos nos últimos dias com a chegada de um boleto para o pagamento à vista ou parcelado do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2020. Até então, o Governo do Distrito Federal (GDF) vinha divulgando que, neste ano, a transação seria exclusivamente digital como forma de economizar recursos públicos.

O documento bancário impresso foi recebido com receio por parte dos cidadãos, que logo desconfiaram de uma tentativa de golpe. “O governo Ibaneis iniciou a transformação digital e pagamento de impostos via aplicativos. Mas o BRB quer facilitar ainda mais a vida da população e assumiu a impressão dos boletos sabendo que muitos poderiam ter dificuldades com o pagamento exclusivamente digital”, informou à coluna o secretário de Economia, André Clemente.

A pasta economizou R$ 3 milhões com impressão e envio dos boletos, valor que foi assumido pela instituição financeira. O BRB explicou ao Metrópoles que a distribuição da guia começou no último dia 11 de fevereiro, com o objetivo de ser mais um instrumento para auxiliar na arrecadação.

“A medida vai permitir que os usuários, sobretudo os com dificuldade de acesso à internet, recebam o boleto impresso na comodidade de suas casas”, informou Clemente.

Para quem preferir, o acesso ao boleto na internet pode ser feito pela página da Receita do DF (www.receita.fazenda.df.gov.br) ou pelos aplicativos Economia DF, do Banco de Brasília (BRB) ou do Banco do Brasil. É necessário ter em mãos a placa e o número do Renavam do veículo.

Quem não tiver acesso à internet poderá obter o boleto impresso diretamente nas agências do Na Hora ou nas agências da Receita DF.

De acordo com o GDF, o pagamento do IPVA poderá ser realizado de duas formas: à vista ou parcelado. No caso de pagamento único, o desconto é de 5% do valor total do imposto. O parcelamento do IPVA é feito em três vezes, sem desconto. As datas de vencimento das parcelas do IPVA são definidas pelo último número da placa de cada veículo.

Confira:

  • Finais 1 e 2: 17/02/2020, 16/03/2020 e 13/04/2020
  • Finais 3 e 4: 18/02/2020, 17/03/2020 e 14/04/2020
  • Finais 5 e 6: 19/02/2020, 18/03/2020 e 15/04/2020
  • Finais 7 e 8: 20/02/2020, 19/03/2020 e 16/04/2020
  • Finais 9 e 0: 21/02/2020, 20/03/2020 e 17/04/2020

Cobrança virtual

Desde o início do ano, a Secretaria de Economia tem enviado e-mails aos contribuintes para lembrar o pagamento do tributo, medida até então inédita. Esse sistema teve início em 2019 com o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU).

A medida tem o objetivo de alertar o cidadão sobre o vencimento dos pagamentos, além de reduzir a inadimplência na arrecadação dos impostos aplicados em diversas áreas da administração pública – inclusive a educação, por meio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

No ano passado, a taxa de inadimplência do imposto foi de 10%, totalizando R$ 134 milhões em tributos vencidos. O número de placas inadimplentes é 230.440 mil, enquanto o de contribuintes nessa situação é 203.740 pessoas.

O não pagamento do imposto pode levar o contribuinte a ser inscrito na dívida ativa e ser cobrado pela Justiça, além de ter um aumento de 10% no valor final do imposto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?