metropoles.com

“Não adianta só viaduto”, diz Chico Vigilante sobre mobilidade no DF

Em entrevista ao Metrópoles, o deputado distrital reeleito pelo PT comentou possíveis melhorias para o transporte público do DF

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
foto colorida. Homem negro careca sentado
1 de 1 foto colorida. Homem negro careca sentado - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O deputado distrital reeleito Chico Vigilante (PT) participou, nesta sexta-feira (11/11), do Metrópoles Entrevista. O parlamentar comentou sobre os projetos que pretende levar à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) no novo mandato, que começa em 2023.

Segundo Chico, o DF tem, hoje, mais 1 mil ônibus velhos e que precisam ser trocados. “Tem uma questão que me preocupa muito que é o transporte público no DF. São mais de mil ônibus velhos”, disse. Para ele, trocar esses veículos é uma “questão de saúde”.

Chico defende que é preciso que o GDF invista melhor os recursos que tem. “O governador Ibaneis Rocha (MDB) vai ter um orçamento fantástico [para 2023]. Tem que pegar esse dinheiro e aplicar bem. Não adianta só construir viaduto. Tem que dar solução para a mobilidade”, avaliou o parlamentar.

Veja a entrevista completa:

Ele destacou a falta de estrutura da Rodoviária do Plano Piloto. “Rodoviária hoje é um lixo. Tem tráfico a céu aberto, o banheiro é a coisa mais imunda. Não adianta esperar que se degrade ainda mais para poder privatizar”.

Emprego

Chico Vigilante também acredita em uma maior geração de emprego fora dos cargos públicos. Para isso, ele defende mais atuação de empresários. “Brasília deixou de ser a cidade de servidor público. Não tem como o GDF gerar emprego para todo mundo. Tem que deixar os outros gerarem”, afirmou.

Apesar disso, o distrital considera que algumas áreas precisam de novas nomeações. “O último aumento efetivo para a Polícia Militar do DF foi em 1995. O efetivo da PM hoje é menor que na década de 1990 e tinha menos cidades na época”.

PPCUB

O deputado frisou que o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB) deve ser votado apenas em 2023. Porém, afirmou que o projeto do Setor Comercial Sul (SCS) pode entrar na pauta ainda este ano.  “Se depender de mim vai ser votado nesse ano. Mas, o PPCUB não dá para ser votado esse ano”.

Na quarta-feira (9/11), o  secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação do DF, Mateus de Oliveira, apresentou a minuta do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB) à Comissão de Assuntos Fundiários (CAF) da CLDF.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?