metropoles.com

Em semana com dia mais frio do ano, DF tem alerta para baixa umidade

Manhã do último domingo (14/7) teve menor temperatura de 2024 até o momento. Nesta 3ª, Inmet emitiu alerta amarelo devido à queda da umidade

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Frio DF 3
1 de 1 Frio DF 3 - Foto: <p>Hugo Barreto/Metrópoles<br /> @hugobarretophoto</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> <div class="truvidPos"></div></p>

Com um começo de semana com a temperatura mais baixa do ano, até o momento, o Distrito Federal está em alerta amarelo – de perigo potencial, o primeiro em uma escala de três –, devido à baixa umidade relativa do ar. O aviso meteorológico vale até as 19h desta terça-feira (16/7), mas pode ser prorrogado.

No último domingo (14/7), os termômetros do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registraram 7°C na estação de monitoramento de Águas Emendadas, em Planaltina (DF), por volta das 6h. No mesmo período, a do Plano Piloto teve a menor temperatura do ano: 8,6°C.

O frio no início das manhãs está diretamente relacionado ao período de baixa umidade relativa do ar no Centro-Oeste, segundo especialistas. “A baixa nebulosidade favorece essa amplitude térmica característica do inverno, em que temos tardes ensolaradas e perda da radiação solar [sobre o hemisfério] durante a noite, o que favorece quedas acentuadas de temperatura”, afirma o meteorologista do Inmet Cleber Souza.

Até o momento, a menor temperatura da história do Distrito Federal foi verificada em 19 de maio de 2022, quando os termômetros marcaram 1,4°C, no Gama.

Alerta amarelo para baixa umidade

O alerta amarelo do Inmet prevê que a umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 30%, nesta terça-feira (16/7). Para os meses de julho e agosto, a seca deve se intensificar, o que pode fazer o índice despencar para menos de 12% – nível considerado crítico pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Confira dicas para se prevenir dos efeitos da seca:

  • Hidrate-se ao longo do dia – em especial, durante a tarde;
  • Evite desgaste físico e exposição ao Sol nos períodos mais quentes do dia, como das 10h às 16h;
  • Em caso de dúvidas ou emergências, procure a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros Militares do Distrito Federal  (193).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?