metropoles.com

“Vou te matar”, gritou assaltante para motorista de ônibus sequestrado

Motorista relatou crime na delegacia. Segundo ele, assaltante estava “muito agitado”, ameaçou de morte, deu mata leão e esfaqueou passageiro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Reprodução-Alan Rios
montagem com uma foto de homem segurando mulher peço pescoço com uma mão e faca na outra mão dentro de onibus e foto do onibus e viaturas da policia ao lado - metrópoles
1 de 1 montagem com uma foto de homem segurando mulher peço pescoço com uma mão e faca na outra mão dentro de onibus e foto do onibus e viaturas da policia ao lado - metrópoles - Foto: Foto: Reprodução-Alan Rios

O motorista do ônibus que acabou sendo palco de sequestro com refém, em Samambaia, relatou ter sido ameaçado de morte pelo criminoso. Antes de passar pela catraca, o assaltante puxou a faca e anunciou o roubo: “Motorista, é um assalto! ‘Bora’, não estou brincando, vou te matar!”.

O homem que foi ameaçado antes do sequestro da principal vítima relatou o ocorrido na delegacia. Ele tem 46 anos e dirigia o ônibus da linha 0.054, que fazia o percurso entre Samambaia e Taguatinga.

O assalto foi anunciado próximo à QI 416, de Samambaia Norte, antes de chegar ao balão de acesso ao Hospital Regional de Samambaia (HRSam). Logo após anunciar o assalto e ameaçar o motorista, o criminoso, muito agitado, também gritou para o cobrador e outros passageiros, e ordenou que a rota do ônibus fosse alterada: “Dizia para ir reto e não parar”, detalhou o condutor do veículo.

Atormentado, o assaltante ainda cortou a mão de um senhor que estava nos bancos da frente, sem qualquer motivo aparente, e começou as agressões à mulher que, logo depois, seria mantida em refém. O motorista passou por viaturas da Polícia Militar que estavam no Corpo de Bombeiros de Samambaia e chamou atenção deles com o pisca-alerta.

Quando viu a aproximação da PM, o bandido deu um mata-leão na vítima, de 59 anos. Os passageiros conseguiram descer, ficando somente o criminoso, a mulher e o motorista dentro do ônibus.

O homem que conduzia o coletivo foi liberado logo em seguida, quando o policial conseguiu convencer o assaltante. No depoimento da mulher vítima do sequestro, ela conta ainda que chegou a ser agredida com socos e chutes pelo autor do crime.

Versão da refém

A senhora ficou quase duas horas na mira de uma faca, como refém, sendo ameaçada pelo homem, de 21. Após ser libertada, ela foi atendida já no local, com uma crise nervosa, e encaminhada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Riacho Fundo II. Posteriormente, na delegacia, a vítima também detalhou as horas de tensão dentro do ônibus.

Segundo relato dela, o autor do crime puxou a faca e anunciou um assalto dentro do ônibus que seguia para Taguatinga, roubando o dinheiro do cobrador, celulares e outros pertences de passageiros.

Antes da polícia chegar, ela conta já ter sido ameaçada com a faca apontada para o pescoço, além de ter sofrido a agressão com socos e chutes. A vítima lembra ter visto o ônibus ser cercado pelos policiais, e disse que, nessa hora, o assaltante “se desesperou”.

Foi nessa hora que o homem a tomou como refém. Os outros passageiros conseguiram descer, pela porta de trás e pelas janelas. As horas em que ela passou sendo ameaçada com a faca, enquanto a PM tentava negociar com o criminoso, foram de extrema tensão.

Para conseguir a liberação, policiais militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope) utilizaram uma bomba de efeito moral. A ação da polícia chamou atenção dos moradores da região, que aplaudiram o sucesso da operação dos prédios próximos.

Assista:

Um outro vídeo mostra que os policiais pediram para que o homem largasse a faca e deixasse o ônibus segundos antes. “Você vai largar a faca, vai descer abraçado com ela e acabou. Pronto, está combinado”, disse o negociador.

Em determinado momento, o homem, em surto, chegou a puxar o freio de mão do ônibus, que bateu na viatura da PMDF posicionada na frente do coletivo.

O caso

Por volta das 19h, um homem assaltou o ônibus da linha 0.054, na altura da QI 416, de Samambaia, e fez uma mulher de refém. Em imagens enviadas ao Metrópoles, era possível ver que ele estava armado com uma faca e a segurava pelo pescoço. Uma testemunha contou que o criminoso estava tão alterado que chegou a jogar dinheiro pela janela do coletivo.

A empresa Auto Viação Marechal, proprietária do ônibus sequestrado, agradeceu ao trabalho da PMDF e expressou “sincera gratidão aos Policiais Militares cuja rápida ação e habilidades de negociação garantiram que ninguém saísse gravemente ferido durante o roubo com refém, na noite desse sábado (9/9), em Samambaia. A Empresa está comprometida em garantir todo o apoio necessário ao motorista, cobrador e passageiros afetadas pelo ocorrido”.

Em imagens cedidas ao Metrópoles, é possível ver o exato momento em que a mulher desce do veículo com o assaltante logo atrás. Quando ela pisa no chão, os policiais atiram a bomba de efeito moral e imobilizam o sequestrador.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?