Vídeos fortes: vizinhos filmam avião com passageiros em chamas em SP
Em vídeos gravados por vizinhos da casa onde caiu a aeronave, moradores locais aparecem se movimentando para tentar encontrar vítimas
atualizado
Compartilhar notícia
“Cuidado para não explodir”; “Não há mais o que fazer”; “Que desastre”. Essas foram algumas das expressões de vizinhos à casa onde o avião da companhia aérea VoePass, antiga Passaredo, caiu, em uma área residencial de Vinhedo, no interior de São Paulo. Novas imagens obtidas pela coluna mostram, em detalhes, o estado em que a aeronave ficou.
Em vídeos gravados por vizinhos dentro da propriedade onde ocorreu a tragédia, moradores locais aparecem se movimentando para tentar encontrar alguma possível vítima. No entanto, logo percebem que não havia sobreviventes. Outras testemunhas subiram no telhado das casas para tentar visualizar os destroços do avião.
Em uma imagem inédita obtida pela coluna, um morador de Vinhedo flagrou , em close, o momento em que o avião perde altitude e entra em parafuso. No avião estavam 57 passageiros e 4 tripulantes. As 61 pessoas que estavam na aeronave morreram, de acordo com a Prefeitura de Vinhedo.
Veja as imagens:
Sete viaturas da equipe de bombeiros foram acionadas para o local. Segundo informações iniciais, trata-se de uma aeronave turboélice com 73 assentos, de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
A previsão era de que a aeronave pousasse às 13h50 no Aeroporto Internacional de Guarulhos. De acordo com os bombeiros, o avião caiu na Rua Cristã de Galo, 79, em um condomínio fechado. Ninguém em solo foi atingido.
FAB
A Força Aérea Brasileira (FAB) informou, por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), que foi acionada para atuar na ocorrência da queda do avião.
Os investigadores do Cenipa e do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV) se encaminharam para realizar a ação inicial da ocorrência.
A Superintendência da Polícia Técnico-Científica e as Polícias Civil e Militar estão mobilizadas no resgate das vítimas. Equipes do Instituto Médico Legal (IML) e os responsáveis pelo recolhimento de corpos também foram encaminhadas para reforço nos trabalhos.
As equipes do Hospital das Clínicas da Unicamp e o Hospital Estadual de Sumaré estão preparadas para o atendimento de eventuais pacientes que forem encaminhados às unidades de saúde. Os corpos devem ser encaminhados para o IML de Campinas.
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) antecipou o retorno a São Paulo para acompanhar os desdobramentos da queda do avião da VoePass.
Tarcísio estava em uma pousada na cidade de Domingos Martins, a 42 quilômetros de Vitória, para uma reunião do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) que estava programada para ocorrer até o fim da tarde.