Vídeo: dupla furta cabos de energia e deixa vias da Asa Sul às escuras
Segundo o prefeito comunitário da 405 Sul, mais de 10 postes de luz estão apagados desde então
atualizado
Compartilhar notícia
Dois homens foram flagrados por câmeras de segurança furtando cabos de iluminação na 405 Sul de Brasília. O crime foi cometido perto do Bloco L, na madrugada de sábado (3/2).
Segundo o prefeito comunitário da 405 Sul, Marco Farah, mais de 10 postes de luz estão apagados desde então.
Veja:
“A quadra está às escuras. A gente já vem percebendo há algum tempo que existem muitos postes de luz apagados aqui na quadra. E a gente conseguiu através de um bloco imagens de duas pessoas furtando cabos”, comentou.
A ação criminosa sistemática começou a assustar os moradores. “É complicado. A gente não sabe o que vem depois. A falta de iluminação pública gera uma situação de insegurança. Facilita pequenos furtos e delitos”, alertou.
Farah fez reclamações e solicitações de reparo à Ouvidoria do Governo do Distrito Federal (GDF). “Sinceramente, nada é feito”, reclamou. Até este domingo (4/2), os pedidos seguiam sem resposta.
Abandono
Na avaliação de Farah, a região não tem mais a atenção do GDF. “A sensação que a gente tem é de que a Asa Sul está novamente abandonada”, resumiu.
Para o prefeito, o Programa Renova DF conseguiu recuperar a região. Mas as ações ficaram no passado. A quadra pediu podas para a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). Mas não houve ação.
“Sempre dizem que tem poucas equipes, que são insuficientes, que em época de chuva só atende às demandas urgentes. Mas a gente tem protocolo aqui de mais de cinco anos de pedido de podas que não são feitas”, disse.
Refletores
Sem iluminação e com árvores dificultando a visão da região, Farah, que também é síndico do bloco E, precisou instalar dois refletores auxiliares para iluminar os arredores do prédio.
Segundo ele, a quadra não tem um cronograma para a recuperação das calçadas para os pedestres. Com grades deterioradas e outros problemas, o parquinho para as crianças e e as quadras de esportes estão sem manutenção.
“O governo deveria fazer um Renova DF anual, ou pelo menos a cada dois anos. Os problemas se repetem”, ressaltou.
Outro lado
O Metrópoles entrou em contato com GDF. Por nota A CEB Ipes informou que acionará a equipe de manutenção para realizar o serviço de reposição do cabos de iluminação publica furtados.
Novacap
A Novacap afirmou que as podas de árvores são realizadas quando solicitadas pela população por meio do sistema de Ouvidoria. O serviço é executado conforme critérios técnicos.
Segundo a companhia, não havendo, no momento, necessidade de manutenção de emergência, a determinação é para que não ocorram intervenções. “A ideia é que a arborização do DF cresça livremente”, ressaltou o órgão.
De acordo com a Novacap, caso a população perceba algum problema como o comprometimento da integridade da árvore ou risco à população, pode e deve acionar a Ouvidoria ou as administrações regionais.
Em caso de galhos próximos à rede de energia, a Novacap ressaltou que a Neoenergia, empresa responsável pela distribuição de energia no DF, deve ser acionada.
PM: sem registro
Segundo a Polícia Militar (PMDF), em pesquisa aos Relatórios Mensais de Estatísticas de Ocorrências de Crimes, no período de 1º Janeiro de 23 a 04 de Fevereiro de 24, detectou-se, o registro de sete ocorrências na região da SQS 405. Nestes atendimentos, conforme a versão da PMDF, não foi verificado qualquer ilicitude.
“Além disso, no período pesquisado, não há solicitações para atendimentos de Furto de Cabos de Transmissão Dados ou de Energia”, afirmou a PMDF.