Quem são os alvos na nova fase da Operação Lesa Pátria
Durante a ação, policiais federais fizeram buscas em endereços ligados aos investigados, entre eles, o gabinete do deputado Carlos Jordy
atualizado
Compartilhar notícia
A 24ª fase da Operação Lesa Pátria, deflagrada pela Polícia Federal (PF) na manhã desta quinta-feira (18/1), teve como principal alvo o deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ). Contudo, além do parlamentar, os investigadores apuram a conduta de outras nove pessoas, suspeitas de planejar, financiar e incitar atos antidemocráticos entre outubro de 2022 e o início do ano passado, no interior do estado do Rio de Janeiro (RJ).
Durante a ação, policiais federais fizeram buscas em endereços ligados aos investigados, entre eles, o gabinete do político na Câmara dos Deputados e endereços do Distrito Federal e Rio de Janeiro. Ao todo, foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no Rio de Janeiro (8) e no Distrito Federal (2).
Confira a lista de suspeitos:
- Carlos Jordy
- André Luis Santos Carneiro
- Charles Adriano Siqueira de Souza
- José Maria Mattar
- Juliana Machado da Silva Ribeiro
- Leonardo Loureiro Ferraz
- Lucia Maria Caxias dos Santos
- Luiz Eduardo Campos de Oliveira
- Neide Mara Gomes Palmeira
- Raquel Nunes Barbosa
Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, associação criminosa e incitação ao crime.
As investigações continuam em curso, e a Operação Lesa Pátria é permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais cumpridos e pessoas capturadas.