metropoles.com

Amigos para Sempre: facção ligada ao CV criou “time de recrutadores”

Além do cadastro de novos integrantes, os investigados são suspeitos de coordenar o tráfico de drogas e a comercialização de armas

atualizado

Compartilhar notícia

PF/Divulgação
Facção ligada ao CV criou time de recrutadores para disputar território
1 de 1 Facção ligada ao CV criou time de recrutadores para disputar território - Foto: PF/Divulgação

Alvos da Operação Mandare, deflagrada na manhã desta sexta-feira (19/1) pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco), no Amapá, integrantes da facção criminosa local Amigos para Sempre (APS) montaram uma espécie de força-tarefa para conseguir novos integrantes e ganhar força na disputa por território.

Investigações apontam que os criminosos são um braço da facção carioca Comando Vermelho (CV).

Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão, sendo sete no Instituto de Administração Penitenciária do Estado do Amapá (Iapen) e outro em um endereço de Macapá.

A investigação teve início com base em informações obtidas pelo próprio Iapen, após uma revista em um dos pavilhões do presídio. A polícia conseguiu identificar um núcleo responsável pelo recrutamento de novos integrantes para a facção criminosa, que tem forte atuação no tráfico de drogas no Amapá, além de cometer diversos crimes violentos em todo o estado.

Segundo as investigações, este núcleo tinha como principal objetivo o recrutamento de pessoas que já estavam cumprindo pena e possuía um esquema elaborado para organizar a inscrição dos novos membros e seus respectivos “apadrinhamentos”.

Além do cadastro de novos integrantes, os investigados são suspeitos de coordenar o tráfico de drogas e a comercialização de armas de fogo em Macapá e região metropolitana.

Os suspeitos podem responder pelos crimes de integrar organização criminosa e tráfico de drogas e de armas, cujas penas podem superar os 30 anos de reclusão, mais pagamento de multa.

Fazem parte do Ficco a Polícia Federal (PF), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Polícia Civil (PC), a Polícia Militar (PM), a Polícia Penal (PP) e a Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Amapá (Sejusp).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?