Um dos líderes do Bonde do Maluco é preso pela Polícia Federal
O alvo teria atribuições importantes na organização criminosa conhecida como Bonde do Maluco (BDM), sendo responsável pela logística
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Federal (PF) cumpriu mandado de prisão expedido pelo Tribunal de Justiça da Bahia, no âmbito da Operação Tarja Preta. A prisão ocorreu nessa terça-feira (3/10).
De acordo com investigações, o alvo do mandado, que não teve o nome divulgado, teria atribuições importantes na organização criminosa conhecida como Bonde do Maluco (BDM) e seria um dos líderes, sendo responsável pelo fornecimento e logística de abastecimento de armas e drogas.
A primeira fase da operação foi deflagrada em 28 de fevereiro deste ano para desarticular a facção criminosa baiana, responsável pelo cometimento reiterado de homicídios, tráfico de drogas, tráfico de armas de fogo, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
À época, policiais saíram às ruas para cumprir 35 mandados de prisão preventiva e 46 de busca e apreensão em residências e presídios localizados nos estados da Bahia, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná e Santa Catarina.
A Justiça também determinou a apreensão e o sequestro de diversos bens móveis e imóveis pertencentes aos integrantes da facção, bem como o bloqueio de 40 contas bancárias por eles usadas.
As investigações, iniciadas em maio de 2020, revelaram o organograma da facção e as funções desempenhadas por cada um de seus membros. Apurou-se que grande parte das ordens para o cometimento de diversos crimes graves e violentos foi emanada de dentro de presídios.
Os dois principais líderes da facção foram transferidos para Presídio Federal.
Por três anos consecutivos, a Bahia tem ocupado o primeiro lugar no ranking nacional de mortes violentas: 5.099 em 2019; 5.276 em 2020; e 5.099 em 2021.