metropoles.com

Um dos líderes do Bonde do Maluco é preso pela Polícia Federal

O alvo teria atribuições importantes na organização criminosa conhecida como Bonde do Maluco (BDM), sendo responsável pela logística

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
PF/Divulgação
Operação da Polícia Federal
1 de 1 Operação da Polícia Federal - Foto: PF/Divulgação

A Polícia Federal (PF) cumpriu mandado de prisão expedido pelo Tribunal de Justiça da Bahia, no âmbito da Operação Tarja Preta. A prisão ocorreu nessa terça-feira (3/10).

De acordo com investigações, o alvo do mandado, que não teve o nome divulgado, teria atribuições importantes na organização criminosa conhecida como Bonde do Maluco (BDM) e seria um dos líderes, sendo responsável pelo fornecimento e logística de abastecimento de armas e drogas.

A primeira fase da operação foi deflagrada em 28 de fevereiro deste ano para desarticular a facção criminosa baiana, responsável pelo cometimento reiterado de homicídios, tráfico de drogas, tráfico de armas de fogo, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

À época, policiais saíram às ruas para cumprir 35 mandados de prisão preventiva e 46 de busca e apreensão em residências e presídios localizados nos estados da Bahia, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná e Santa Catarina.

A Justiça também determinou a apreensão e o sequestro de diversos bens móveis e imóveis pertencentes aos integrantes da facção, bem como o bloqueio de 40 contas bancárias por eles usadas.

As investigações, iniciadas em maio de 2020, revelaram o organograma da facção e as funções desempenhadas por cada um de seus membros. Apurou-se que grande parte das ordens para o cometimento de diversos crimes graves e violentos foi emanada de dentro de presídios.

Os dois principais líderes da facção foram transferidos para Presídio Federal.

Por três anos consecutivos, a Bahia tem ocupado o primeiro lugar no ranking nacional de mortes violentas: 5.099 em 2019; 5.276 em 2020; e 5.099 em 2021.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?