Tudo Neutro: inimigo do CV, “Chefão” criou facção e ficou milionário
Com ao menos 41 contas bancárias, a facção usou médicos brasileiros formados na Bolívia para lavar dinheiro
atualizado
Compartilhar notícia
Preso na última sexta-feira (5/4) pela Polícia Federal ao tentar tirar passaporte na delegacia da corporação localizada em um shopping de Fortaleza, um traficante de 36 anos, conhecido como ”Abençoado” ou ”F”, criou a facção cearense Tudo Neutro (TDN), também conhecida como ”Neutros” ou ”Massa”. A organização criminosa faturou ao menos R$ 33 milhões.
Com pelo menos 41 contas bancárias, a facção usou médicos brasileiros formados na Bolívia para lavar dinheiro. Investigações apontam que os “laranjas” repassavam o dinheiro enviado pelos líderes da TDN para traficantes bolivianos, que forneciam entorpecentes para o grupo.
Ambos os profissionais foram presos nessa segunda (8/4). Um advogado morador de Várzea Grande, no Mato Grosso, também foi detido por repassar pagamentos a bolivianos.
A PF informou que “Abençoado” morava em um condomínio de alto padrão na Região Metropolitana de Fortaleza, capital cearense.
Durante a operação, foram apreendidos veículos, celulares e bens de alto padrão. Os presos foram encaminhados para a superintendência da Polícia Federal e ficarão à disposição da Justiça.
Tudo Neutro
O grupo criminoso surgiu em 2021, após integrantes insatisfeitos do Comando Vermelho optarem por abandonar a facção. Esses dissidentes passaram a se autodenominar “Neutros” ou “Massa”, estabelecendo uma nova entidade criminosa. Eles também se aliaram ao Primeiro Comando da Capital (PCC).
O grupo recém-formado começou a operar em áreas como Jardim das Oliveiras e Grande Messejana, ambas em Fortaleza, além de Itapipoca e Caucaia. O grupo tornou-se a facção com maior presença territorial em Caucaia.