Tropa do Arranca: ladrões de celular são presos em operação da PCDF
Quadrilha se denominava “Tropa do Arranca”, segundo os investigadores. Grupo surgiu no Distrito Federal com finalidade de cometer furtos
atualizado
Compartilhar notícia
Uma organização criminosa especializada em furto de celulares em eventos do Distrito Federal foi presa por investigadores da Divisão de Repressão a Roubos e Furtos (DRF) II, no âmbito da Operação Pickpocket, deflagrada na manhã desta segunda-feira (22/4).
A quadrilha se denominava como “Tropa do Arranca”, segundo os investigadores. O grupo surgiu no Distrito Federal com a finalidade específica de praticar crimes de furto, furto mediante fraude, roubo, estelionato e receptação.
A operação conta com um efetivo de aproximadamente 300 policiais civis, que cumprem 52 ordens judiciais de busca e apreensão nas seguintes regiões administrativas: Águas Claras, Ceilândia, Recanto das Emas, Riacho Fundo 2, Samambaia, Sol Nascente, Taguatinga e Vicente Pires; além das cidades de Águas Lindas de Goiás (GO), Alexânia (GO) e São José do Rio Preto (SP).
Ao todo, 32 suspeitos são investigados. Alguns deles têm antecedentes criminais por roubo, furto, furto mediante fraude, estelionato e receptação.
Veja imagens:
Núcleos
A polícia identificou que a organização criminosa se subdividia em seis núcleos: o dos organizadores dos delitos; o dos responsáveis pelos furtos; o que guardava os aparelhos subtraídos; o responsável pelo desbloqueio dos celulares; o que receptava os itens furtados; e o que cuidava da logística financeira da quadrilha.
A investigação começou em abril de 2023, quando cinco pessoas foram presas em flagrante pela Coordenação de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Corpatri) enquanto subtraíam celulares em um evento. A PCDF destaca que os acusados foram condenados pelos delitos cometidos.
Pickpocket
O termo que dá nome à operação é uma referência da língua inglesa para os chamados “batedores de objetos”, aqueles que subtraem itens sem que as vítimas percebam, como aparelhos celulares de dentro de bolsos ou bolsas.