Traficantes presos usavam máquina de dinheiro para contar lucro do pó
Operação deflagrada pela Polícia Civil do DF na manhã desta 3ª levou à prisão de integrantes de quadrilha liderada por casal de traficantes
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) cumpriu, na manhã desta terça-feira (28/5), oito mandados de prisão preventiva e 11 de busca e apreensão contra suspeitos de integrar uma organização criminosa comandada por um casal de traficantes de drogas.
A operação, liderada pela 6ª Delegacia de Polícia (Paranoá), recebeu o nome de Provérbios 21:15 e ocorreu em endereços no Paranoá, no Itapoã e no Sol Nascente.
As investigações, que levaram à prisão do “traficante mais temido do Paranoá”, durou cerca de quatro meses, segundo a PCDF.
A organização, liderada por um homem de 38 anos e a companheira dele, de 34, contava com uma estrutura hierárquica articulada.
Um gerente de 33 anos ficava responsável pela distribuição das drogas e arrecadação dos valores oriundos da “venda no varejo”, efetuada pelos “aviões” em “bocas de fumo” e locais públicos, como ruas e praças.
Além da venda direta a compradores, os traficantes faziam delivery e envios interestaduais de grandes quantidades de maconha, cocaína e, principalmente, crack. A quadrilha aceitava pagamentos em dinheiro, via Pix, cartão de crédito ou na forma de mercadorias furtadas ou roubadas.
Itens apreendidos
A PCDF verificou que os integrantes do grupo tinham uma extensa lista de antecedentes criminais, que incluía delitos como homicídios, porte de arma, roubos, furtos, receptações e outros casos de tráfico de drogas.
Durante a operação desta manhã, os policiais ainda apreenderam cerca de 2kg de cocaína, balanças de precisão, máquina de contar dinheiro e “vultuosa” quantia em espécie.
Os presos foram indiciados pelos crimes de associação para o tráfico de drogas, tráfico e organização criminosa. Caso condenados, eles podem receber penas de até 33 anos de prisão.
Referência bíblica
A força-tarefa contou com policiais da Divisão de Análise Técnica e Estatística (Date), da Divisão de Operações Especiais (DOE), da Seção de Operação com Cães (SOC) e da Divisão de Operações Aéreas (DOA).
O nome da operação – Provérbios 21:15 – faz referência ao trecho da Bíblia descrito nesse trecho do livro cristão. “Quando se faz justiça, o justo se alegra, e os malfeitores se aterrorizam.”