metropoles.com

TJ envia processo sobre desvios de R$ 123 milhões na Saúde do DF para Justiça Federal

Pelo fato do caso envolver recursos União para a saúde pública, Justiça julgou que o processo deve ser julgado pela esfera federal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcelo Casall/Agência Brasil
Rafael Barbosa - Metrópoles
1 de 1 Rafael Barbosa - Metrópoles - Foto: Marcelo Casall/Agência Brasil

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) determinou, nesta quinta-feira (15/6),  o encaminhamento do processo da operação Gotemburgo – que teve como alvos suspeitos de participação de um esquema de corrupção para desviar dinheiro da Saúde na capital da República – para a Justiça Federal.

Conduzida pelo Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), junto com a Polícia Civil (PCDF), a ação foi deflagrada em 2020. O suposto esquema teria ramificações no DF, Rio de Janeiro, em São Paulo e Goiás. O MPDFT apresentou denúncia em 2022 e o processo seguia na justiça de Brasília.

A 3ª Turma Criminal do TJDFT reconheceu a incompetência do juízo local. O pedido foi feito pelo escritório Munhoz, Mendes &; Ponte Advogados Associados, responsável pela defesa do ex-secretário de Saúde do DF, Rafael Barbosa (foto em destaque).

Quinta remetida

“A Gotemburgo é um desdobramento das operações Conexão Brasília, Contêiner, Dinheiro Sujo e Checkout. Todas já tinham sido remetidas para a Justiça Federal”, conta o advogado Thyago Mendes. O caso envolve verbas do Sistema Único de Saúde (SUS) com origem na União, por isso, só pode ser avaliado pela esfera federal, segundo a defesa.

Os advogados já haviam registrado o pedido de transferência para juíza responsável pelo caso no DF, mas o pleito foi negado. A vara Federal para onde o caso será remetido ainda não foi definida.

Licitude em xeque

“Também será avaliada licitude do caso”, completou Mendes. “Não existe mais nenhuma ação penal na Justiça do DF contra o ex-secretário”, concluiu o advogado. No caso da Gotemburgo, as apurações se concentram entre os anos de 2009 e 2015. O desvio passaria de R$ 123 milhões.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?