Tiros no CPP foram motivados por início de motim, diz Seape-DF
De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária, um preso acabou atingido por uma bala de borracha dentro do CPP
atualizado
Compartilhar notícia
A Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape-DF) confirmou, por meio de nota, que um preso foi atingido por uma bala de borracha dentro do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) na última semana. Segundo a pasta, os tiros foram disparados após o início de um motim na unidade.
O caso foi revelado pela coluna, que teve acesso à ocorrência. Um preso denunciou um policial penal após ser atingido na cabeça. Segundo o relato do detento, não houve motim.
Porém, a Seape informa que, no dia do ocorrido, na última quinta-feira (30/6), ocorreu uma operação no CPP, com a participação do Núcleo de Operações com Cães (Dpoe) e militares da Força Aérea Brasileira (FAB), da Seção de Cães de Guerra.
Segundo a pasta, na ação, foram encontradas 71 porções de maconha, 56 de cocaína e 15 de fumo, além de dois aparelhos celulares com carregadores.
“Durante a operação, houve um início de motim e foi utilizado o uso progressivo da força para o reestabelecimento da ordem. Nesse contexto, se fizeram necessários disparos com munições não letais para contenção dos reeducandos. Dois custodiados ficaram feridos, foram encaminhados ao IML e receberam atendimento médico. Nenhum dos dois apresentou lesões graves”, destaca a Seape-DF.
A pasta destaca que a operação foi acompanhada pelo coordenador do sistema prisional. A Vara de Execuções Penais (VEP) e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (Nupri/MPDFT) foram notificados acerca dos fatos.
Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre o Distrito Federal por meio do WhatsApp do Metrópoles-DF: (61) 9119-8884.