STF julga suspensão de extradição de Rocco Morabito, “Rei da Cocaína”
A defesa do criminoso pede para que o STF suspenda o processo de extradição e tenta refúgio no Brasil
atualizado
Compartilhar notícia
O Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar, nesta terça-feira (8/3), o pedido de suspensão do processo de extradição de Rocco Morabito. O integrante da máfia italiana foi preso na Paraíba, no ano passado, e pede refúgio ao governo brasileiro.
Atualmente, ele está na Penitenciária Federal de Brasília. Em junho de 2021, o STF decidiu pela permanência do mafioso na unidade de segurança máxima do DF. O prazo para o interno ficar no complexo é de três anos. A decisão veio da ministra Cármen Lúcia, que negou os recursos impetrados pela defesa do criminoso.
Rocco Morabito, também conhecido como “Rei da Cocaína”, está entre os 10 mafiosos mais perigosos da Itália. Ele estava foragido desde 2019 e acabou sendo preso pela Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol), enquanto estava em um hotel de João Pessoa.
Veja fotos da chegada:
De acordo com informações da Polícia Federal à época da prisão, Rocco é integrante da ‘Ndrangheta, uma associação mafiosa da Itália considerada uma das mais perigosas do mundo. O grupo está envolvido em crimes de tráfico de drogas, de armas, de pessoas e lavagem de dinheiro.
Morabito era procurado pela polícia italiana desde a década de 1990. Em 2017, ele chegou a ser preso no Uruguai, após investigações conjuntas entre polícias de vários países, mas fugiu da cadeia dois anos depois. Desde então, a polícia apura a passagem dele por pelo menos três estados brasileiros.