metropoles.com

Stalking: inconformado com nota, aluno persegue professores e vira alvo da PF

Suspeito exigia ter notas modificadas e aumentava gradativamente o teor das ameaças, enviadas por e-mail e mensagens no WhatsApp

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
PF/Divulgação
Operação da Polícia Federal
1 de 1 Operação da Polícia Federal - Foto: PF/Divulgação

Um ex-aluno do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), do campus Jaboatão dos Guararapes, foi proibido de se aproximar dos ex-professores, por determinação da 36ª Vara da Justiça Federal no estado.

A representação partiu da Polícia Federal (PF). O estudante ameaçou dois professores da instituição de ensino, e os fatos levaram ao desligamento do suspeito, efetivado após processo administrativo.

O pedido de medida cautelar se deu com base nas investigações da PF iniciadas em janeiro de 2023. A corporação apurou suposta prática do crime de perseguição, conhecido como stalking, cuja pena prevê de seis meses a dois anos de detenção, além de multa.

Os professores relataram à PF que o aluno teria proferido ameaças contra a integridade física deles, motivadas por suposta insatisfação com o resultado das atividades no curso em que estava matriculado.

Irresignado com o próprio desempenho, o suspeito exigia ter a nota modificada e aumentava gradativamente o teor das ameaças, enviadas por e-mail, bem como mensagens de áudio e texto via WhatsApp. Interrogado pela PF, o investigado confessou as condutas e disse sofrer de transtornos psiquiátricos.

A medida cautelar proíbe o aluno de manter contato com as vítimas por qualquer meio — seja fisicamente, por e-mail ou aplicativo de mensagem — e o obriga a manter distância mínima de 500 metros do IFPE Jaboatão, assim como de locais onde estejam os professores.

A PF reforçou que, caso haja descumprimento da medida, a ação será comunicada à Justiça, para avaliação da imposição de novas medidas cautelares, como uso de tornozeleira eletrônica ou até substituição por prisão preventiva.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?