Seis pessoas são presas em operação contra grilagem de terras no DF
Operação foi realizada nesta sexta-feira (4/8) em Vicente Pires. Dos presos, 4 foram autuados pelo crime de alteração de local protegido
atualizado
Compartilhar notícia
Seis pessoas foram presas durante uma operação contra a grilagem de terras no Distrito Federal. A ação, liderada pela Delegacia Especial do Meio Ambiente (Dema) da Polícia Civil do DF (PCDF), contou com apoio da Secretaria DF-Legal e foi realizada nesta sexta-feira (4/8).
Nomeada de Operação VP3.5, o intuito era coibir a prática de crimes ambientais e de parcelamento irregular de solo para fins urbanos sem autorização dos órgãos competentes.
A ação foi realizada em Vicente Pires, na Rua 3B, chácara 35. Segundo a PCDF, no local, que é Área de Proteção Ambiental do Planalto Central, os autores estavam construindo um muro para cercamento da área. Também havia movimentação de cascalho e uma retroescavadeira que deslocava terra para um caminhão caçamba.
A DF Legal realizou a derrubada do muro, apreensão de máquinas e materiais de construção existentes no local. Além disso, um caminhão e um trator foram apreendidos por esta Delegacia Especializada.
Em 2020, outra operação da DEMA foi realizada no local, quando foram presas 8 pessoas pela prática de crime ambiental.
Dos presos, 4 foram autuados pelo crime de alteração de local especialmente protegido, cuja pena é de 1 a 3 anos de reclusão, além de multa. Os outros dois, além de responderem pelo mesmo delito, também responderão pelo crime de dificultar a ação dos órgãos de fiscalização ambiental, cuja pena é de 3 a 6 anos de reclusão, além de multa.