Saiba quem é o foragido que atropelou PMs com carro blindado no DF
Oldenir de Almeida Filho tem 22 anos e é natural do Rio de Janeiro. Foragido tinha registros de feminicídio, homicídio, roubo e estelionato
atualizado
Compartilhar notícia
O foragido por feminicídio preso por volta da 1h desta quarta-feira (13/3) após atropelar dois policiais, colidir contra o carro dos militares e tentar fugir, é o jovem Oldenir de Almeida Filho, de 22 anos.
O suspeito tem antecedentes criminais por 13 diferentes delitos praticados no Rio de Janeiro e foi abordado por PMs no Setor de Diversões Sul (SDS), em Brasília, ao ser encontrado dentro de um carro blindado, acompanhado de uma adolescente de 17 anos.
Após buscas no interior do veículo, os militares apreenderam porções de maconha, uma faca e um bloqueador de sinal de rádio. No momento da prisão, o jovem apresentava falas desconexas, aparentemente sob efeito de drogas.
Equipes do Grupo Tático Operacional do 1º Batalhão (GTOP 21) passavam pela área do Conic e se depararam com um veículo parado e ligado, em um estacionamento da região conhecido por ser “ponto de venda de drogas e com altos índices de roubo”, segundo a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).
Perseguição
Depois de se aproximarem, encontraram o motorista e a passageira menor de idade no carro. Em seguida, ordenaram que ambos saíssem e se identificassem. Contudo, a dupla teria resistido. A adolescente estava muito exaltada e tentava impedir a abordagem, de acordo com a corporação. Oldenir também não obedecia aos comandos e a polícia precisou usar contra ele uma arma de choque. No entanto, em função da curta distância, o disparo com a taser não teria tido efeito.
Ele, então, deu marcha à ré e atropelou dois policiais. Um dos PMs caiu, e o outro sofreu cortes no braço. Ao tentar fugir, o motorista atingiu o automóvel em que os militares estavam, mas retornou e acelerou novamente contra a equipe, que conseguiu desviar e atirar no carro, um Toyota Corolla blindado preto e com placa do Rio de Janeiro.
Na sequência, o motorista deixou a adolescente no local e tentou escapar. Os policiais chegaram a balear o veículo, para fazê-lo parar, e pediram apoio de outras equipes antes de iniciar uma perseguição ao automóvel do suspeito pela Área Central de Brasília, no Eixo Monumental.
Durante a fuga, o motorista chegou a avançar contra outros carros da polícia, mas, após um longo trajeto, os militares alcançaram e pararam o suspeito entre a Torre de TV e o Edifício Brasil 21. Ele foi preso e levado para a 5ª Delegacia de Polícia (Área Central), para onde a adolescente também havia sido encaminhada.
Na unidade, os policiais apreenderam drogas com o motorista, que é do Rio de Janeiro, e descobriram que ele tinha registros de antecedentes por crimes como feminicídio, homicídio, roubo e estelionato.
O motorista acabou autuado em flagrante por tentativa de homicídio contra os policiais atropelados, porte de substância entorpecente para consumo pessoal, corrupção de menores, resistência, embriaguez ao volante, além de ter o mandado de prisão cumprido. A adolescente foi apreendida por desobediência.