Saiba quem é Fuminho, traficante que recebeu R$ 200 milhões do PCC
Em 2018, ele foi apontado pela Polícia Civil do Ceará como o mandante das mortes de Gegê do Mangue e de Paca, integrantes do próprio PCC
atualizado
Compartilhar notícia
Transferido para a Penitenciária Federal de Brasília na última semana, o traficante Gilberto Aparecido dos Santos, conhecido como Fuminho, fugiu por mais de 20 anos até ser capturado pela Polícia Federal (PF) em Moçambique, na África, em 2020.
O criminoso é considerado um dos líderes do Primeiro Comando da Capital (PCC).
Fuminho fugiu da prisão em 1999 e foi apontado como um dos responsáveis pelo plano de fuga de Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, em Presidente Venceslau, em 2014.
Ele integrou a lista do Ministério da Justiça e Segurança Pública de criminosos mais procurados do Brasil.
Em 2018, foi apontado pela Polícia Civil do Ceará como o mandante das mortes de Gegê do Mangue e Paca, integrantes do próprio PCC. Neste mesmo ano, foi suspeito de ser o autor de um novo plano de resgate de Marcola.
Fuminho era considerado o maior fornecedor de cocaína a uma facção com atuação em todo o Brasil, além de ser responsável pelo envio de toneladas da droga para diversos países do mundo.
Ele foi autuado por crimes de tráfico de drogas, contra o patrimônio e de financiamento para fuga de líderes de organizações criminosas.