metropoles.com

Saiba quem é a dupla presa por espancar torcedor do Brasiliense no DF

Jonathan Dantas Lima, 27 anos, e Francisco Silvio Ferreira Chaves, 26, são, respectivamente, de torcidas organizadas do Palmeiras e do Vasco

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
foto-prisao-integrantes-torcida-organizada
1 de 1 foto-prisao-integrantes-torcida-organizada - Foto: Reprodução

Dois integrantes de torcidas organizadas presos por espancar e roubar um torcedor do Brasiliense, em fevereiro deste ano, após o Palmeiras vencer a semifinal do Mundial de Clubes, foram identificados pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) como Jonathan Dantas Lima, 27 anos, e Francisco Silvio Ferreira Chaves, 26. Eles acabaram detidos no âmbito da Operação Foul Play, deflagrada nessa segunda-feira (9/5).

Jonathan é torcedor do Palmeiras e integrante da Mancha Verde. Segundo a investigação, ele dirigia o Honda City que levou mais cinco homens até o local do crime, em Vicente Pires. Eles saíram pelas imediações da Rua 3 após a partida e se depararam com um casal de torcedores do Brasiliense que caminhava pelas proximidades da sede da torcida organizada.

4 imagens
Francisco Silvio Ferreira Chaves
Casal de jovens foi espancado por torcedores do Palmeiras e do Vasco
Jonathan Dantas Lima e Francisco Silvio Ferreira Chaves, torcedores presos por espancar e roubar casal torcedor do Brasiliense
1 de 4

Jonathan Dantas Lima

Reprodução
2 de 4

Francisco Silvio Ferreira Chaves

Reprodução
3 de 4

Casal de jovens foi espancado por torcedores do Palmeiras e do Vasco

4 de 4

Jonathan Dantas Lima e Francisco Silvio Ferreira Chaves, torcedores presos por espancar e roubar casal torcedor do Brasiliense

Reprodução

Ao avistarem as vítimas, quatro acusados desembarcaram do veículo e, após cercarem-nas, dois deles se aproximaram por trás e as pegaram de surpresa. Após o ataque inicial feito pelas costas, os autores agrediram o jovem de 18 anos. Enquanto ele era atacado, um dos autores subtraiu o casaco do Brasiliense usado pela namorada do rapaz, uma garota de 14 anos.

Veja as agressões:

Segundo a PCDF, Francisco Silvio é o responsável pelo chute contra a cabeça da vítima caída ao chão. Ele mora no Guará, luta muay thai e faz parte da torcida organizada Força Jovem, do Vasco da Gama.

Francisco acabou preso no Guará, logo depois de deixar a irmã em uma escola pública da cidade. Ele cometeu crimes como furto em comércio, corrupção de menores, homicídio e associação criminosa.

Os policiais detiveram Jonathan no Gama. Na casa dele, os investigadores encontraram vasto material vinculado à Mancha Verde, entre os quais, as roupas usadas por ele no dia do espancamento. Os objetos e o Honda foram apreendidos.

Desde 2012, Jonathan envolveu-se em diversas passagens pela polícia por crimes como furto em comércio, desobediência, receptação, roubo a transeunte, desacato, tentativa de homicídio, associação criminosa, lesão corporal, abandono de incapaz, maus-tratos, injuria, ameaça, corrupção de menores e porte ilegal de arma de fogo.

A PCDF ainda tenta identificar os demais envolvidos no crime.

Mancha Verde Brasília se manifesta

Pelo Instagram, a Mancha Verde Brasília se manifestou sobre o ocorrido. Disseram que “repudia qualquer ato criminoso”, mas que chamou atenção “a forma como a imagem da torcida foi usada para dar contextos midiáticos para a operação policial”.

“Materiais da organizada foram levados à delegacia e filmados para divulgação na imprensa como se fossem provas de crimes. A própria condução do suspeito até a delegacia aconteceu com ele vestindo uma camisa da Mancha Verde, com direito a uma filmagem padronizada para ser exibida nos canais televisivos. Um único indivíduo da nossa torcida que praticou um delito não nos representa”, ressaltaram.

A torcida organizada reforçou na nota que ações sociais fazem parte da identidade deles, no entanto, não são divulgadas “com a mesma proporção de um ato infeliz de um único membro”.

Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?