metropoles.com

Robson forjou cargo de suposta ex-amante na PCDF para viagem funcional

Segundo investigação do MPDFT, Robson Cândido teria levado a mulher a um evento no RJ como se ela fosse assessora da PCDF

atualizado

Compartilhar notícia

André Borges/Metrópoles
Robson Cândido, diretor-geral da PCDF
1 de 1 Robson Cândido, diretor-geral da PCDF - Foto: André Borges/Metrópoles

O ex-delegado-geral da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) Robson Cândido (foto em destaque) teria fraudado a inscrição da suposta ex-amante e a levado a um evento em que ela estava credenciada como assessora da corporação.

A situação é investigada pelo Núcleo de Investigação e Controle Externo da Atividade Policial (Ncap), vinculado ao Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), que pediu informações à corregedoria da PCDF.

O evento era voltado para a segurança pública e ocorreu em abril deste ano, no Rio de Janeiro.

Segundo as apurações, Robson, acompanhado do atual delegado-geral da corporação, José Werick — que na época era o chefe de gabinete de Robson —, e do delegado Victor Dan, chefe do Departamento de Polícia Especializada (DPE), foi ao evento com passagens pagas pela PCDF, o que é praxe.

Não há registros de que a suposta ex-amante teria viajado com as passagens pagas pela Polícia Civil. A provas, porém, que ela entrou no evento como assessora da corporação.

A reportagem procurou a defesa de Robson para comentar o episódio, porém, até a última atualização deste texto, não obteve retorno. O espaço segue aberto.

Perseguição

A informação de que a mulher teria viajado com Robson também consta no depoimento dela à polícia quando denunciou o ex-delegado-geral por perseguição.

Nessa mesma viagem, a esposa de Robson teria descoberto o suposto relacionamento extraconjugal.

A informação consta em um documento de 67 páginas apresentado pelo Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT) à Justiça local.

Acusado de cometer diversos crimes contra a vítima, como stalking (perseguição), violência doméstica, grampo ilegal, peculato e corrupção passiva, Cândido está preso.

O sigilo do processo foi derrubado pelo Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Águas Claras nesta sexta-feira (17/11).

No processo, a suposta ex-amante relata os momentos que viveu com Robson. Entre as denúncias há a informação de que ele teria escalado o muro e a varanda da casa dela para “forçar um contato pessoal na porta do quarto da mulher”.

Também consta a acusação de que ele a monitorava por meio de um celular “espião” e da placa do carro dela. Conforme consta no documento, Cândido chegou a presentear a suposta ex-amante com um aparelho celular modelo iPhone 11 Pro Max, “intencionando em ter acesso à localização dela em tempo real por meio da ferramenta ‘buscar do telefone’”, segundo as apurações do Ministério Público.

Prints

Ainda de acordo com a denúncia, o ex-delegado-geral da PCDF teria começado a perseguir a vítima depois que ela terminou o relacionamento com ele, em abril último.

Dias após o rompimento, segundo detalhes do processo, Robson passou a usar outros números telefônicos, inclusive linhas corporativas e de servidores da PCDF, para fazer chamadas e encaminhar mensagens à vítima, pois havia sido bloqueado por ela.

O Metrópoles teve acesso a prints que mostram as tentativas de contato de Robson com a suposta ex-amante. Veja:

19 imagens
1 de 19

Reprodução
2 de 19

Reprodução
3 de 19

Reprodução
4 de 19

Reprodução
5 de 19

Reprodução
6 de 19

Reprodução
7 de 19

Reprodução
8 de 19

Reprodução
9 de 19

Reprodução
10 de 19

Reprodução
11 de 19

Reprodução
12 de 19

Reprodução
13 de 19

Reprodução
14 de 19

Reprodução
15 de 19

Reprodução
16 de 19

Reprodução
17 de 19

Reprodução
18 de 19

Reprodução
19 de 19

Reprodução

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?