metropoles.com

Robôs de investimento: PF apreende cheques, dinheiro e cartões em operação. Vídeo

PF deflagrou operação que investiga crimes financeiros praticados por meio de robôs de investimentos e operações de câmbio não autorizadas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Cheques e dinheiro
1 de 1 Cheques e dinheiro - Foto: Reprodução

Carros de luxo e centenas de cheques foram apreendidos pela Polícia Federal, na manhã desta quarta-feira (17/5), durante a Operação Rompot. A ação da PF, em Campinas (SP), investiga crimes financeiros praticados por meio da venda de robôs de investimentos e operações de câmbio não autorizadas.

Veja o vídeo:

Depois de uma denúncia, a PF descobriu o perfil do investigado nas redes sociais que oferece sistemas automatizados de investimento conhecidos como robôs de investimentos. A Polícia Federal constatou-se que o investigado se muda constantemente de endereço, e o patrimônio, que inclui veículos de luxo para demonstrar poder econômico e riqueza, são registrados em nome de terceiros.

Operação

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (17/5), a Operação Rompot para investigar crimes financeiros praticados por meio da venda de robôs de investimentos e operações de câmbio não autorizadas.

De acordo com a PF, os robôs estariam integrados a plataforma de corretora estrangeira. Eles estariam realizando automaticamente operações financeiras com opções binárias, modalidade de investimento de alto risco e não regulamentada pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Além disso, os robôs vinculados à investigação não eram regulados pela CVM.

Para dar suporte às operações em corretora estrangeira, o investigado oferecia uma plataforma de câmbio de moeda, também sem autorização legal. Diante disso, a Polícia Federal identificou diversas pessoas que podem ter sido lesadas pelos sistemas ofertados pelo suspeito.

A investigação, iniciada em fevereiro deste ano, foi desenvolvida pelo grupo especializado em investigações de crimes contra o sistema financeiro da Polícia Federal.

As penas máximas previstas para os crimes praticados contra o mercado de capitais e contra o sistema financeiro, se somadas, podem chegar a 12 anos de prisão e gerar multa equivalente ao dano causado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?