RJ: golpistas envolvidos em atos antidemocráticos entram na mira da PF e do MPF
Operação promovida pelas duas instituições cumpre cinco mandados de busca e apreensão em município da Região dos Lagos, no Rio de Janeiro
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Federal (PF) e o Ministério Público Federal (MPF) cumpriram cinco mandados de busca e apreensão, na cidade de São Pedro da Aldeia (RJ), na Região dos Lagos. A operação envolve as investigações relacionadas aos atos antidemocráticos.
Os movimentos se caracterizaram pela incitação contínua das Forças Armadas, na tentativa de promover uma ruptura institucional no país, por meio de um golpe ou intervenção militar.
As apurações revelaram que os alvos dos mandados portavam armas de fogo de grosso calibre, sem o devido registro, em intenção de conflito armado e de amedrontar opositores políticos.
Os investigados responderão, a depender do caso, pelos crimes de associação criminosa, incitação ao crime, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, porte ilegal de arma de fogo, além de outros delitos verificados no decorrer das apurações.
A investigação não tem relação direta com os ataques ao Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal (STF), em 8 de janeiro de 2023.
A PF e o MPF continuarão os trabalhos, para apurar e identificar o alcance das ações do grupo investigado, bem como o possível envolvimento de outras pessoas.