metropoles.com

Rádios e sistemas da PMDF ficam fora do ar em “possível” ataque hacker

Problema começou na sexta-feira (6/9). “Os rádios estão ‘mudos’; a PMDF está ‘no escuro’, sem comunicação”, afirmou um militar ao Metrópoles

atualizado

Compartilhar notícia

Material obtido pelo Metrópoles
sistema-pmdf-2
1 de 1 sistema-pmdf-2 - Foto: Material obtido pelo Metrópoles

Os sistemas da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) chegaram a ficar fora do ar após uma suposta invasão ocorrida na sexta-feira (6/9). O possível ataque hacker afetou a comunicação geral da corporação — até mesmo os rádios dos militares não funcionavam, de modo a comprometer o trabalho policial.

A coluna Na Mira recebeu relatos de PMs se queixando do não funcionamento dos equipamentos. “Hoje é o rádio, não está funcionando nada, nada, absolutamente nada”, disse um militar.

Os sites internos também ficaram fora do ar. “[Estamos] sem internet, sem intranet, sem acesso aos computadores e impressoras, sem rádio…”, descreve outro militar. “Apenas os celulares particulares dos policiais [estão funcionando]”, completa.

“Os rádios estão ‘mudos’; a PMDF está ‘no escuro’, sem comunicação.”

3 imagens
Rádios da corporação ficaram inoperantes
Há a possibilidade de um hacker ter invadido o sistema da corporação
1 de 3

Site segue fora do ar neste domingo (8/9)

Reprodução
2 de 3

Rádios da corporação ficaram inoperantes

Material obtido pelo Metrópoles
3 de 3

Há a possibilidade de um hacker ter invadido o sistema da corporação

Getty Images

Recuperação progressiva

Em contato com o Metrópoles, a Polícia Militar do DF confirmou o problema e disse estar trabalhando para restabelecer os sistemas de maneira progressiva. “A recuperação dos sistemas está sendo realizada internamente pela equipe de especialistas da PMDF, com o suporte de empresas especializadas em cibersegurança”, declarou. A corporação não informou, no entanto, quais das operações ainda estão fora do ar e quais já voltaram ao normal.

A PMDF afirma que o possível ataque hacker não afetou as atividades operacionais de maneira significativa. “Os sistemas de missão crítica, como o atendimento de emergências (190) e o sistema de radiocomunicação, permanecem funcionando normalmente e não foram afetados.”

A corporação alega ainda que está tomando medidas para proteger o próprio sistema. “A PMDF está comprometida em garantir a continuidade de suas operações, preservando sempre a segurança pública”, encerra.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?