metropoles.com

Racha no PCC acelerou plano de “Degola” para resgatar Marcola no DF

Disputa pela liderança da facção foi agravada por diálogo gravado entre Marcola e agentes da Penitenciária Federal de Porto Velho (RO)

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Ivan Garcia Arruda, conhecido como “Degola”
1 de 1 Ivan Garcia Arruda, conhecido como “Degola” - Foto: Reprodução

Preso na tarde dessa quarta-feira (11/9), Ivan Garcia Arruda (à esquerda na foto em destaque), conhecido como Degola, era o responsável por executar um plano audacioso do Primeiro Comando da Capital (PCC) para resgatar Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola (à direita na imagem), atualmente preso na Penitenciária Federal de Brasília (DF).

O plano envolvia a formação e o treinamento de um grupo especializado em executar a missão e, também, em promover ataques contra instalações e equipamentos das forças de segurança.

A prisão de Degola ocorre em um momento crítico para o PCC, que enfrenta disputa interna pelo poder. Desde que Marcola ascendeu à liderança máxima da organização, em 2002, a posição dele nunca havia sido tão ameaçada.

A atual crise interna na facção é a quarta desde a fundação do grupo. Agora, a liderança de Marcola é contestada por três dos antigos aliados dele: Roberto Soriano, o Tiriça; Abel Pacheco de Andrade, o Abel Vida Loka; e Wanderson Nilton de Paula Lima, o Andinho.

A disputa se agravou por um diálogo gravado entre Marcola e agentes da Penitenciária Federal de Porto Velho (RO), durante o qual Marcola fez declarações contundentes sobre Tiriça, e o chamou de “psicopata”.

A declaração foi usada pelos promotores no julgamento de Tiriça, que foi condenado a 31 anos de prisão, em 2023, acusado de ser mandante do assassinato de uma psicóloga.

Restrita

A operação que levou à prisão de Degola foi deflagrada pelo Ministério Público (MPSP) junto à Polícia Militar de São Paulo (PMESP).

As investigações apontaram Arrusa como o principal coordenador da ramificação do PCC conhecida como “Restrita”, responsável por orquestrar resgates das lideranças.

Durante a ação, que cumpriu oito mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Criminal de Sorocaba (SP), foram apreendidas duas armas e munições.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?