metropoles.com

Quem é Fabão, do “Baralho do Crime”, morto em tiroteio com a polícia

Fábio dos Santos Nascimento é apontado como o principal articulador que atacou equipes policiais em setembro do ano passado

atualizado

Compartilhar notícia

SSPBA/Divulgação
Fábio dos Santos Nascimento
1 de 1 Fábio dos Santos Nascimento - Foto: SSPBA/Divulgação

Morto em troca de tiros com a polícia, o 8 de Espadas do “Baralho do Crime” criado pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia tinha vida de luxo em São Paulo, andava com carro blindado e coordenava ataques a rivais e policiais.

Fábio dos Santos Nascimento (foto em destaque), o “Fabão” ou “Jiboia”, fugiu para o Guarujá (SP) e contava com a proteção e uma facção criminosa.

Durante a abordagem policial, o traficante revidou com tiros e acabou ferido. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu. Durante a ação, os investigadores apreenderam uma pistola, carregador e munições.

Segundo a Polícia Federal, “Fabão” liderava uma facção com atuação nos bairros de Valéria, Castelo Branco e Vila Canária, em Salvador. Mesmo de longe, o investigado tomava decisões sobre a facção e comandava o tráfico de drogas e a prática crimes violentos na capital baiana.

As investigações apontam que Fábio dos Santos Nascimento foi um dos principais articuladores de “bondes” que atacam rivais baianos e determinava ataques violentos. Ele também organizava o fornecimento de drogas e armas para o grupo.

Além disso, seria o principal articulador em liberdade que atacou equipes policiais, em setembro do ano passado, no bairro da Valéria em Salvador.

O suspeito tinha três mandados de prisão pendentes de cumprimento,  além de vasto histórico criminal e investigações em andamento. As penas podem chegar a mais de 70 anos de reclusão.

“As investigações continuam para identificar e prender outros integrantes da facção criminosa, localizar patrimônios adquiridos com produtos dos crimes e impedir novos ataques violentos”, informou a PF.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?