metropoles.com

Quadrilha que roubava dados de clientes para aplicar golpes é presa

Todos os investigados são ex-funcionários de uma empresa de telefonia, que atuava no DF e no Goiás

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
PCDF/Divulgação
Homem de branco levado preso
1 de 1 Homem de branco levado preso - Foto: PCDF/Divulgação

As polícias do Distrito Federal e de Goiás deflagraram, na manhã desta quinta-feira (18/7), a Operação Protocolo Falso para prender uma quadrilha que usava dados de clientes de uma empresa telefônica para ativar novas linhas e aplicar golpes.

Ao todo, os policiais cumpriram sete mandados de busca e apreensão e prenderam sete pessoas, sendo dois homens no Gama e três mulheres e dois homens em Goiás. As ações foram coordenadas pelas delegacias de Repressão a Crimes Cibernéticos do DF e GO.

Todos os investigados são ex-funcionários de uma empresa de telefonia que atuava no DF e em Goiás. Segundo as apurações, os criminosos se valiam de dados de clientes da empresa e conseguiam habilitar chips pré-pagos sem consentimento do titular.

A Polícia Civil informou que, além de receberem comissão pelas ativações das linhas, estas ainda eram repassadas para a promoção de atividades criminosas, como estelionato e envio de vírus via SMS. As linhas também podem ter sido direcionadas a organizações criminosas.

Até o momento, já foram identificadas 18.653 ativações de linhas fraudulentas por parte do grupo, causando prejuízo de R$ 93,2 mil à empresa de telefonia em razão do pagamento errôneo de comissão por ativações de linhas. As investigações continuam.

Após as prisões, parte do grupo confessou a atuação nos crimes, segundo a polícia. Se condenados, os integrantes grupo podem pegar uma pena máxima de até 12 anos por estelionato com fraude eletrônica e associação criminosa.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?