metropoles.com

Quadrilha cria “guia prático” de como fraudar R$ 50 milhões do INSS

Policiais federais cumprem 16 mandados de prisão preventiva e 21 de busca e apreensão em São Paulo e Salvador

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
PF/Divulgação
Lewandowski PF deflagra operação contra evasão de divisas e lavagem de dinheiro por meio de criptoativos e fraudes cambiais
1 de 1 Lewandowski PF deflagra operação contra evasão de divisas e lavagem de dinheiro por meio de criptoativos e fraudes cambiais - Foto: PF/Divulgação

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta terça-feira (25/6), a Operação Anonymous com o intuito de combater uma organização criminosa que coordenava um grande esquema de fraudes contra instituições bancárias e o INSS. O golpe, envolvendo aposentados e pensionistas, causou um prejuízo estimado em R$ 50 milhões aos cofres públicos.

Na ação, policiais federais cumprem 16 mandados de prisão preventiva e 21 de busca e apreensão nas cidades de São Paulo (SP) e Salvador (BA). Além dos mandados, foram decretadas medidas judiciais de bloqueio de contas bancárias dos investigados.

As investigações revelaram a existência de centenas de contas abertas por meio de utilização de documentação falsa em nome de pensionistas e aposentados do INSS, de maneira que, após a abertura fraudulenta das contas, o grupo contratava diversos empréstimos consignados, causando prejuízo milionário aos cofres públicos.

Em pouco mais de um ano de trabalho investigativo, os policiais federais identificaram mais de 22 pessoas envolvidas. Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, foram apreendidos diversos documentos e materiais utilizados pelo grupo para realização das fraudes, incluindo um roteiro com orientações de como proceder durante a aplicação dos golpes.

Os investigados poderão responder pelos crimes de falsificação, por integrar organização criminosa e estelionato qualificado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?